Tuesday, October 25, 2011

Dia Bibliotecas Escolares 2011







"Ninguém nasce leitor"

Teresa Alçada

Verdade! Cabe aos professores, aos pais, incentivar os jovens para a leitura. Os jovens fazem dos adultos, até à fase pré-adolescente, os seus exemplos numa tentativa de se aproximarem daqueles de quem mais gostam.

Hoje é um dia muito especial! É dia 24 Outubro, Dia das Bibliotecas Escolares. E Outubro é também Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2011.

Como vêem, muita coisa boa! Uma excelente oportunidade para levar os alunos até à biblioteca da escola e participar em actividades propostas para este dia. Uma data tão importante para o desenvolvimento das competências da leitura e da escrita criativa.




Fotografia: AP

Ler é pois um dos valores maiores que podemos transmitir aos nossos alunos. E eu sinto uma imensa alegria em ter formado uma pléiade de novos leitores.

Eu adoro ler. E isso respira-se nas minhas aulas.


Os alunos são muito sensíveis ao facto de terem como professores, alguém que adora ler, e lhes transmite esse afecto pelos livros. 

Lembro algumas das estratégias que utilizava para despertar o seu interesse pela leitura.

Estratégias:
  • Ler
O meu primeiro passo para os cativar? Aromatizar os últimos momentos de várias aulas com a leitura de um parágrafo ou dois, de vários livros, pouco conhecidos na escola, e que comprava só para os incentivar.

Levava esses livros para a sala de aula e lia alguns excertos. Assim, despertava nos alunos a curiosidade suficiente para continuarem sozinhos a leitura desses ou de outros livros da sua preferência.

Convidava-os a seguir os meus passos e a trazer para a aula seguinte um livro que, tal como eu, liam para a turma. Era delicioso.

Com essa pedagogia da motivação, "semeava leituras não catalogadas". E assim, fui formando um imenso número de cativados jovens leitores e leitoras que passaram a fruir do grande encanto de ouvir ler histórias, de ler por prazer, e de comprar, com a sua semanada, livros.

Que enriquecedor para nós, como professores, e que bom para eles, como alunos, apetrecharem-se de "Saber para a Vida"!


Tantos os livros, os projectos, ao longo dos anos! Relembro alguns, em publicação num blogue para alunos, criado para enriquecimento das actividades escolares.






John Harding


  • Escrever

Foram, muitos os textos de escrita criativa que aprimoraram, os livros que lemos, as conversas que tivemos, os concursos literários juvenis em que participaram, tantas as actividades que abriram à comunidade escolar, as visitas de estudo relacionadas com o desenvolvimento cultural e literário.

Não posso deixar de referir ter dedicado um post a uma aluna, hoje uma jovem escritora Marta Portocarrero, aluna do grupo que fez parte do projecto com o escritor António Venda (anterior à criação do blogue alunos) baseado num conto de uma pequena antologia do autor: "Contos para Kate". 

Entusiasmou alunos e professores que, num projecto transcurricular Língua Portuguesa, Educação Visual e Educação Musical, desenvolveram actividades muito interessantes de escrita criativa e elaboração de pequenos livros ilustrados com texto do autor que foram oferecidos ao escritor, em visita à escola.


Foi fantástico! Um projecto aberto a toda a comunidade escolar, na "Conversa com um Jovem Escritor - António Manuel Venda" na biblioteca da escola, sessão essa que encerrou com um momento musical interpretado (canto e instrumental) pelos alunos das turmas envolvidas.

Lamento não ter ficado com as fotografias! O autor ficou muito sensibilizado.



José Luís Peixoto
Fotografia: Augusto Brázio

Depois desse, tivemos o projecto Conversas com o escritor José Luís Peixoto complementado com uma visita de estudo para conversar com o autor .


As actividades em que os alunos se envolveram geraram, mais uma vez, muito entusiasmo. Tivemos depois a a honra de ler o comentário de José Luís Peixoto deixado no BlogdosCaloiros, blog curricular dos alunos de Língua Portuguesa.


José Luis Peixoto | livro

Há fotografias do autor em conversa com os alunos que fizeram parte desta postagem, apenas durante 48 horas para os alunos, pais, e autor pudessem tomar conhecimento. Foram depois desse período retiradas, pelo respeito que temos em preservar a privacidade de todos os jovens adolescentes com idades inferiores a 16 anos.

Tantos os projectos, as actividades, as leituras, as conversas, com o objectivo de desenvolver competências em Leitura e da Escrita Criativa.






Neste blogue, poderão encontrar muitas outras postagens dedicadasb à Leitura nas Escolas. É uma questão de pesquisarem.


Aqui fica o singelo testemunho de uma professora de Línguas e Literatura, neste dia dedicado às Bibliotecas Escolares.


G-Souto

24.10.2011

Copyright © 2011G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®



Créditos: video Leya Brasil
Licença Creative Commons

No comments:

Post a Comment