Monday, March 28, 2011

Cata Livros, projecto de leitura online





Projecto Cata Livros

Os pequenos leitores que gostam de ler e de usar a Internet vão ter acesso ao portal Cata Livros, criado pela Fundação Calouste Gulbenkian. O projecto será apresentado no dia 5 de Abril 2011.

"Cata Livros  é o novo projecto desenvolvido pela equipa Gulbenkian/ Casa da Leitura que utiliza a Internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos. 

A apresentação do sítio Cata Livros realiza-se no dia 5 de Abril, pelas 15 horas, na sala infantil da Biblioteca Municipal de Oeiras."

O mocho, ícone carismático da Casa da Leitura, ganha como parceiro um corvo. Os dois servirão de cicerones na aventura em que se transformará a leitura. 

A ideia é promover a leitura, e é dirigida a um público de faixa etária entre os 8 e os 12 anos, que domine a Internet e que goste de ler.

No portal haverá todos os meses um livro em destaque, "bastante trabalhado", à espera de ser mexido e disfrutado pelo internauta.

"Esse livro será colocado online para que possa ser, praticamente na íntegra, folheado, haverá um conjunto de jogos, desafios e temas sobre a obra propostos ao leitor", descreveu João Paulo Cotrim, um dos responsáveis do projecto.





Estranhões e Bizarrocos
José Eduardo Agualusa
Ilustração Henrique Cayatte
Publicações Dom Quixote, Lisboa 2000

O primeiro livro em destaque será "Estranhões e Bizarrocos", de José Eduardo Agualusa com ilustrações de Henrique Cayatte, Prémio Nacional de Ilustração 2000.

Mensalmente será escolhida preferencialmente uma obra da literatura portuguesa, lusófona, para jovens e crianças, mas haverá espaço para a divulgação de outros textos, bem como para a oferta de livros.

Os livros abordados serão escolhidos segundo critérios de qualidade literária e estética, mas também de representatividade histórica e estilística, sem descurar a atenção ao texto e ao grafismo. 

"Há ainda o preconceito de que a Internet afecta a vida dos livros em papel" e com o "Cata Livros pretende-se aliar dois mundos: o prazer da leitura de livros em papel e a utilização da Internet"

João Paulo Cotrim

Cata Livros será uma espécie de laboratório no qual a equipa do portal irá tentar perceber como evolui a relação com o jovem leitor.

O Cata Livros ganhou vida própria a partir da Casa da Leitura, um projecto da Fundação Calouste Gulbenkian criado há quatro anos como um espaço onde mediadores de leitura - professores, pais e educadores - podem encontrar informações sobre livros para adolescentes e crianças.

A Casa da Leitura cumpre um papel de biblioteca online, adaptada assim ao contexto tecnológico. Em quatro anos contabilizou mais de oito milhões de visitas.



Convite Cata Livros

Cata Livros, nome que pretende mostrar que "o livro pode funcionar como uma pequena máquina de roubar coisas à realidade", disse João Paulo Cotrim.

Se estão curiosos, poderão dar um saltinho ao sítio web Catalivros que promete já alguma interactividade. E isso é bom! Porque os jovens desta faixa etária preferem tudo o que pode interagir com eles!

A equipa que desenvolve o Cata Livros acredita que os livros (palavras e imagens), contribuem para tornar a vida melhor. 

Acredita ainda que ler é um direito e um prazer que pode ser descoberto com pequenas, mas decisivas, ajudas de outros leitores.

Concordo plenamente! A leitura é um dever e pode ser um prazer se incentivado pelo prazer que professores e pais põem nesse aspecto importante da vida. A leitura!

A vida seria bem mais triste sem livros!





Cata Livros

The Calouste Gulbenkian Fondation will have a new reading project online to captivate young chidren (8-12 years old) that like to read and have already some good skills in the use of the Internet.


The platform Cata Livros (something like 'Fis Book') will be online the 5th April, 2011.





The project is developed by Gulbenkian/ Casa da Leitura and it aims to captivate new readers. Portuguese fiction for children and teenagers in an interactive way. 

Every month a book will be suggested on the website www.catalivros.org (after April 5) and young 'geeks' might interact with the book and the activities  about it. The site offers an interesting interactivity for the moment.

The first boook was unveiled: Estranhões e Bizarrocos a book by José Eduardo AguaLusa, (Angola) who writes in Portuguese language, illustrations by Henrique Cayatte. The story is about all kind of animals created by a magician. A fictional metaphor about dreams. 



credits: unknown

Education:

The project aims to bring together print books and digital books. And we know  when it comes to the “Books versus Digital Media” the debate on children’s reading habits continues.


It is undeniable that literacy is a foundational skill all children must master to succeed. But unlike print media, digital texts have huge potential to engage young readers in stories with richer interactions. For sure!


So, this could be a captivating trend to poor readers but good on digital skills. And digital platforms like Cata Livros could be an important tool to reach poor readers.

The project might be very interesting but rather limited. I wonder... one book per month? It's so little to captivate such a group: 8-12 years old! 





Illustration Ziraldo


Children are so different, even they are the same age! And between 8 and 12 years old? A huge difference!

Let's see how Cata Livros working on April 5!


G-Souto

28.03.2011
Copyright © 2011G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

References:

Fundação Calouste Gulbenkian


Souto, Gina, 'Alice in Wonderland by Tim Burton', February 21, 2010
http://gsouto-digitalteacher.blogspot.com

Licença Creative Commons
Cata Livros, projecto de leitura online by G-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

No comments: