Conhecidas as medidas do Ministério de Educação para a continuação do ano lectico, isto é 3º período do ensino básico e ensino secundário, eis que arranca amanhã, dia 14 de Abril o último período escolar, sem ensino presencial do 1º ano do ensino básico ao 10º ano do ensino secundário.
Exceptuam-se os alunos dos 11.º e 12.º anos. O ME procurará, quando possível, retomar as aulas presenciais apenas das disciplinas sujeitas a exame nacional.
Para esses, mal seja conhecida a resolução que dependerá da evolução do COVID-19 no nosso país, professores, alunos e pessoal não docente terão que usar máscara, disponibilizada pelas escolas.
As Provas de Aferição e Exames do 9.º ano foram canceladas. O ano lectivo terminará a 26 de Junho.
Exames nacionais do Ensino Secundário foram adiados para Julho e Setembro (1ª fase e 2ª fase respectivamente.
Vamos então focar nos pontos essencias, colhidos no site do Ministério de Educação.
Vamos então focar nos pontos essencias, colhidos no site do Ministério de Educação.
credits: AFP/ Getty Images
Ideias essenciais:
- Ensino Secundário 11º ano/ 12º ano
Coronavirus: Se a pandemia o permitir, e por serem "anos decisivos para a conclusão de todo um processo educativo, seja para acesso ao Ensino Superior, seja para ingressar na vida activa, é particularmente importante que ainda se possam retomar as "actividades lectivas presenciais".
Diversidade de disciplinas dos 2 anos finais Ensino Secundário - 22 disciplinas - não permite "recorrer ao apoio da transmissão televisiva".
Só haverá aulas presenciais das disciplinas que são sujeitas a exame específico para o acesso ao ensino superior, continuando todas as outras disciplinas a serem ministradas à distância.
Os alunos só realizarão os exames de que necessitam para o acesso ao ensino superior.
credits: Robbie Feinberg/ Main Public file
Aulas presenciais sob condições especiais. As direcções escolares "tomarão as medidas adequadas para que as aulas decorram com o respeito do distanciamento e higienização adequados" e "alunos, professores, e trabalhadores não docentes utilizarão máscara de protecção, no interior da escola, que será disponibilizada pelo Ministério da Educação, até ordem em contrário da Direcção-Geral de Saúde.
Os alunos só realizarão os exames de que necessitam para o acesso ao ensino superior.
- Calendário de Exames:
Os exames são adiados, decorrendo a 1ª fase entre 6 e 23 de Julho e a 2ª fase entre 1 e 7 de Setembro.
- Ensino Secundário: 10º ano
Os alunos do 10.º ano vão permanecer em regime de ensino à distância EAD.
As aulas para os alunos do ensino básico, transmitidas na RTP Memória durante o 3º período, vão ter apenas 30 minutos e incluem disciplinas como Educação Física e Artística, anunciou a tutela. Consulte os horários da nova vida escolar dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos:
As aulas via televisão destinadas aos alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade arrancam no dia 20 de Abril, após o início do 3º período, dia 14. É o regresso de cerca de dois milhões de alunos ao ensino à distância (EAD).
À excepção das aulas de Educação Artística, que se destinam a todos os alunos, a grelha está organizada por escolaridade. E a parte da manhã está reservada às aulas do 1.º ao 6.º ano, enquanto os conteúdos para os alunos do 7.º ao 9.º ano são transmitidas à tarde.
Os diferentes anos são agrupados em grupos de dois. Assim, os alunos do 1.º ano vão partilhar a matéria com os alunos do 2.º ano, à semelhança dos alunos dos 3.º e 4.º anos, 5.º e 6.º anos e 7.º e 8.º anos, sendo a exceção as aulas do 9.º ano.
credits: REUTERS
- Inicío 3º Período : 14 de Abril.
- Grelha do espaço #EstudoEmCasa, que vai ocupar parte da programação da RTP Memória durante o 3º período, das 09:00 às 17:50 com aulas para o 1.º e 2.º ciclos de manhã e para o 3.º ciclo à tarde.
EstudoEmCasa
As aulas via televisão destinadas aos alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade arrancam no dia 20 de Abril, após o início do 3º período, dia 14. É o regresso de cerca de dois milhões de alunos ao ensino à distância (EAD).
À excepção das aulas de Educação Artística, que se destinam a todos os alunos, a grelha está organizada por escolaridade. E a parte da manhã está reservada às aulas do 1.º ao 6.º ano, enquanto os conteúdos para os alunos do 7.º ao 9.º ano são transmitidas à tarde.
Os diferentes anos são agrupados em grupos de dois. Assim, os alunos do 1.º ano vão partilhar a matéria com os alunos do 2.º ano, à semelhança dos alunos dos 3.º e 4.º anos, 5.º e 6.º anos e 7.º e 8.º anos, sendo a exceção as aulas do 9.º ano.
A programação vai incluir disciplinas como Educação Física, Literatura, Alemão, Francês e Espanhol até 30 minutos diários de iniciação ao Português para falantes não-nativos.
Já os alunos 1.º ciclo vão ter trinta minutos semanais de leitura e para os 5.º e 6.º vai haver "oficina de escrita".
App: Será disponibilizada uma app com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa.
Os professores lamentam desconhecer conteúdos programáticos que vão ser transmitidos via televisão para melhor organizar aulas.
- Algumas considerações e materiais de apoio:
O ensino a distância é uma excelente opção, mas com a existência de competências pedagógicas digitais, por parte dos professores, apoio à literacia educativa digital dos alunos.
Os alunos são 100% digitais, mas não têm na maior parte do casos, literacia pedagógica digital. O professor terá que ser tutor, claramente. E sem dúvida equipamentos tecnológicos (computadores)são indispensáveis.
De qualquer modo, tal como nas aulas da Telescola, os alunos só vão aprender pela televisão ou pela internet uma parte da aula. A continuação da aula curricular das diferentes disciplinas com a sistematização das aprendizagens serão desenvolvidas com os professores das diferentes áreas curriculares, interconectivade com os colegas e apoio dos pais.
Sei que muitos dos alunos, ainda hoje, continuam a assistir a aulas expositivas, com actividades apoiadas em manuais, poucas aulas práticas, e raramente são solicitados para usar as ferramentas móveis, smartphones, tablets ou computadores na escola, a não ser nas aulas de Informática.
créditos: Gina Souto
Esta nunca foi a minha visão desde 1998. Fiz parte da última versão da Telescola (1978-1988) como professora co-autora e co-produtora na equipe pedagógica de Francês LE.
Depois, avancei em 1998 com uma série de actividades e projectos inovadores ligados à introdução das IT nos currículos escolares, como competência transdisciplinar dos alunos, em tempos que mais nenhum professor quis acompanhar. Mas que teve uma larga receptividade junto dos alunos.
Kidzelearn Lugares & Aprendizagens foi um projecto e-learning de apoio ao ensino secundário alojado na UCP/ Porto de 2002 a 2018. Serviu de apoio às minhas aulas presenciais do Ensino Básico (3º ciclo) e Ensino Secundário.
Presente em vários certames europeus, conferências, e muitos workshops para professores em Portugal, Cabo Verde, e alguns países europeus.
Convites de participação em revistas ligadas à educação vindos dos Estados Unidos e de países asiáticos.
EFQUEL Innovation Forum 201: Presentation ENGAGE -Workshop 3 de Former Trainer Teacher Ministry of Education, Independent Advisor
O último workshop que dinamizei teve lugar em Bruxelas (2013) Approach to Attractive Learning at Digital Age: Bridging formal to informal learning at Secondary Education, European Forum Learning Futures and Innovation 2013, Brussels, 18-19 March.
O projecto Kidzlearn Lugares & Aprendizagens foi desactivado em 2018, por falta de apoio das entidades públicas ligadas ao ensino. Apareceu antes do tempo?!
No momento actual seria um grande apoio para alunos e professores.
O uso das tecnologias educativas, e a aprendizagem da literacia digital solicitadas na sociedade actual, e mais ainda, no caso presente com a pandemia.
Haverá muitos alunos que não têm computadores, mas são raros os que não têm smartphones, mesmo das classes mais desfavorecidas. E os smartphones podem e devem ser utilizados nas aulas, logo que os alunos sejam devidamente apoiados pelo professor-tutor.
Ausência de ligação entre a escola e o projecto de vida de cada um, currículos fragmentados, poucas aulas práticas, baixo uso de tecnologia em sala de aula, exigem mudanças dos paradigmas pedagógicos que visem as qualificações a obter para a inclusão no mercado de trabalho.
E a partir de amanhã, vamos ver como actuam professores e alunos. Não esquecendo o papel crítico que os pais podem desempenhar no apoio à aprendizagem dos filhos.
A comunidade vai prosseguir o processo de aprendizagem do ano lectivo, como sonhei durante anos!
Fui demasiado premonitória? Como gostaria de fazer parte desta era que sonhei em 2002. O ensino a distância (EAD).
G-Souto
13.04.2020
Copyright © 2020G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®
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