Saturday, October 19, 2013

Visiokids : Aprender Ciências em 3D TV




Visokids | Visionarum

O Visionarium apresenta os Visiokids, uma série televisiva em animação 3D, constituída por um total de 65 episódios, de cerca de dois minutos de duração.

Cinco personagens – Atómico, Bit, Cósmico, Cassiopeia e Vita – que representam diferentes áreas da ciência, e que desde 23 Setembro são apresentadas diariamente na RTP2.

Verdade! Descobri esta série que partilho na publicação de hoje e que conjuga ciência e tecnologia. Encomendada à Insizium, uma empresa portuguesa, tem o apoio científico da Universidade do Porto.

Uma série animada em 3D a integrar com sucesso nos currículos escolares de Ciências. 

As ciências e as novas tecnologias têm um papel fundamental na educação e na sociedade.

Contribuem para uma vida melhor, para a compreensão de forma mais divertida no ensino e aprendizagem das Ciências.



Visiokids | 3D TV Series


Ora, como sabem, as Ciências nem sempre são atractivas para os alunos. O poder de concentração é menor nos mais jovens. É, por vezes, difícil tornar estes currículos atractivos, ou até divertidos. Sim, porque se pode aprender a brincar. Sabem que sou adepta do uso de jogos em sala de aula, logo que perfeitamente enquadrados nos objectivos das áreas que se pretendem trabalhar. Torna-se importante transmitir estes valores aos mais novos. 



Visiokids | 3D TV Series

Assim os Visiokids, uma série televisiva, pode e deve entrar nas aulas curriculares como um recurso educativo digital que vem apoiar o ensino da ciência e da tecnologia.

Aventuras e experiências, recheadas de muito humor e espontaneidade que vão apoiar as aulas curriculares de muito professores e encher de alegria os jovens alunos, ao mesmo tempo que aprendem.



Visiokids | 3D TV Series

Mais! Não é uma aprendizagem passiva, É uma aprendizagem activa, enriquecida com o saber fazer! 

Cada episódio aborda um tema e, à sexta-feira, é sugerido aos jovens a realização de uma experiência científica, que pode ser feita em casa.

Falemos então das personagens: Cinco amigos dominam as mais diferentes áreas científicas e tecnológicas. 

Os Visiokids são: 

  • Atómico : odisseia da matéria – energia, luz, química e novos materiais;
  • Bit : informática e robótica; 
  • Cassiopeia :  geografia, animais, plantas e  ambiente; 
  • Cósmico : astronomia e astrofísica; 
  • Vita : corpo humano, ADN, vida. 
Agora na televisão portuguesa, uma série pedagógica que apoia a aprendizagem da realidade aumentada.



Visiokids | 3D TV Series



Informações:

Canal: RTP2 (programa ZigZag)

Género: Série de Animação 3D

Nivel etário: 6-12 anos

Currículos: Ciências; Geografia; outro;

Nível estudos: Primário; 2º Ciclo, 3º Ciclo Ensino Básico


Algumas considerações:

Sabemos como as televisões têm um papel fundamental na educação, já que captam muita da atenção do público infantil e juvenil. Veja-se o caso da BBC Education e de séries que chegaram até nós com imensoi êxito e que podem ser integradas com muito sucesso no percurso escolar.

Aventuras e experiências, recheadas de muito humor e espontaneidade que vão apoiar as aulas curriculares de muito professores e encher de alegria os jovens alunos, ao mesmo tempo que aprendem 



Inúmeros ensinamentos, questões interessantes e curiosas que estas cinco peculiares personagens apresentar e entra da melhor maneira no mundo maravilhoso da Ciência.

A par da série televisiva, uma publicação em banda desenhada, para que os jovens alunos possam seguir na escola as experiências realizadas por estes pequenos cientistas.



Credits: Insizium

Education: Science & 3D

Visiokids is a 3D animation TV series (Portuguese language), made in Portugal by Insiziumfocused on science, (consultancy at University of Porto) consisting of a total of 65 episodes with a minute and a half long. 

It's directed specially to children and young students aged 6-12, being an exciting, informal and accessible educational digital resource to Science (curiosities and questions present in everyday family life). The University.




Visiokids | 3D TV Series

Some information:

Objective: Spread Science Knowledge;

Media: 3D Animation TV Series;

Characters:
  •  Atomic : energy, light, chemistry and new materials;

  • Bit : informatic, robotics;
  • Cosmic : geography, animals, plants and environment;
  • Cassiopeia : atronomy, astrophysics;
  • Vita : human body, DNA, ilfe.

They illustrate different areas of science. They form a group of friends very spontaneous and with a big sense of humor.

Every Friday, an experience is proposed to students.

If you teach Portuguese language (as a Foreign language) don't give up from this awesome 3D educational digital resource and introduce it at your class.

The students will love it!


G-Souto

19.10.2013
Copyright © 2013G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Licença Creative Commons
Visiokids : Aprender Ciências em 3D TV by G-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

Referências | References:

Insizium | Visiokids


No comments:

Post a Comment