«Pinocchio», Harold Lentz, 1932
http://www.bnportugal.pt/
A exposição A saltar do livro. Livros Pop-up está abriu a 16 Maio 2016 na Biblioteca Nacional de Portugal e vai estar patente até 9 Setembro 2016. Conta a história do livro Pop-up, objecto tridimensional.
Informação:
A exposição resultou do encontro de dois coleccionadores de livros. O engenheiro de papel André Garcia Pimenta e a coleccionadora de livros de artista e de edição independente Catarina Figueiredo Cardoso.
Do seu encontro surgiu a proposta à BNP da realização de duas exposições: esta primeira sobre livros Pop-up, a segunda sobre todo o espectro dos livros mecânicos.
"Pop up" (em português, 'aparecer', 'surgir') é o termo inglês utilizado universalmente para designar livros em que a abertura de uma página dupla provoca um movimento que faz com que elementos recortados e dobrados se levantem para formarem uma figura tridimensional.
O fechar da página faz colapsar a figura tridimensional, regressando o livro ao seu aspecto tradicional de códice fechado.
O termo «pop-up book» foi registado em 1932 pela editora nova-iorquina Blue Ribbon, com o livro Pinocchio de Harold Lentz.
Originalmente escrito como um conto de fadas, Le Avventure de Pinocchio por Carlo Collodi in 1883, a história de Pinocchio foi adaptada e ilustrada pelo ilustrador Harold Lentz. Foi publicado em 1933 pela Blue Ribbon Books (NY).
Em Inglaterra e na Alemanha, além de Raphael Tuck (1821-1900) e Ernest Nister (1842-1909), foi Lothar Meggendorfer (1847-1925) quem mereceu os maiores elogios de historiadores do pop-up book, pelo tecnicismo e qualidade das suas produções divertidas.
O seu primeiro trabalho foi feito para o seu filho Adolf, pelo Natal de 1878, e até ao abismo da Grande Guerra 14-18, Lothar produziu mais de sessenta livros, para os quais, associado ao editor Jakob Ferdinand Schreiber, mobilizou desenhadores, cortadores, artesãos e coloristas.
Os livros pop-up podem ser simples ou de complexidade só permitida pela utilização de programas informáticos que calculam os cortes e dobras e o seu funcionamento para permitir que a figura tridimensional surja e a seguir as páginas duplas sejam fechadas.
Para além do pop-up em sentido estrito (aquele em que a abertura da página dupla faz saltar o elemento tridimensional), a Exposição mostra carrosséis, teatros e túneis, ou seja, livros cuja abertura implica a deslocação mecânica e reposicionamento dos diversos componentes para formarem o elemento tridimensional.
O seu primeiro trabalho foi feito para o seu filho Adolf, pelo Natal de 1878, e até ao abismo da Grande Guerra 14-18, Lothar produziu mais de sessenta livros, para os quais, associado ao editor Jakob Ferdinand Schreiber, mobilizou desenhadores, cortadores, artesãos e coloristas.
«Circo Humberto», 1960
Vojtěch Kubašta
Os livros pop-up podem ser simples ou de complexidade só permitida pela utilização de programas informáticos que calculam os cortes e dobras e o seu funcionamento para permitir que a figura tridimensional surja e a seguir as páginas duplas sejam fechadas.
A National Geographic Society, publicou de 1985 a 1994 vinte action books, um dos quais Explore a Tropical Forest (1989), concebido por John Strejan, um dos engenheiros de papel mais reconhecidos, que dois anos depois lançou The pop-up book of M. C. Escher (1991).
Clássicos da literatura infanto-juvenil, como A Pequena Sereia, Peter Pan (desde 1935), Cinderella, O Principezinho, O Feiticeiro de Oz e Alice no País das Maravilhas continuam a ser campo encantador para adaptações pop-up. O livro pop-up de Antoine de Saint-Exupéry saiu entre nós em 2009.
“Thames Tunnel Peep Show”, 1847
Para além do pop-up em sentido estrito (aquele em que a abertura da página dupla faz saltar o elemento tridimensional), a Exposição mostra carrosséis, teatros e túneis, ou seja, livros cuja abertura implica a deslocação mecânica e reposicionamento dos diversos componentes para formarem o elemento tridimensional.
A Exposição A saltar do livro.Livros pop-up dá uma perspectiva histórica secular deste admirável mundo de livros impressos, recortados e colados em engenhosas construções.
Na Galeria Auditório, adaptado a espaço expositivo, 74 objectos em vitrines mostram a variedade geográfica, temática e técnica deste universo editorial em expansão, e explicam a complexa elaboração destes livros.
Painéis de S. Vicente em pop-up
André Garcia Pimenta
A Exposição está organizada em três partes:
- 1ª Parte: Composta por núcleos com os temas recorrentes nos livros pop-up: contos tradicionais, abecedários e numerários, o circo, o mundo apresentado às crianças.
- 2ª Parte: Dedicada a autores especialmente importantes na produção de pop-ups: Vojtěch Kubašta, Robert Sabuda e Matthew Reinhart, Philippe UG, David Carter e Sam Ita.
- 3ª Parte: Mostra pop-ups criados com uma intenção artística mais vincada, alguns inteiramente realizados à mão, como os livros de Jean-Charles Trebbi, e as obras das portuguesas Catarina Leitão e Ana Terêncio.
A exposição mostra também o processo integral de realização de um pop-up com os Painéis de São Vicente em Pop-Up da autoria de André Garcia Pimenta.
Educação:
Currículos:
Primário; Ensino Básico; Ensino Secundário; Ensino Vocacional (Artes & Design).
Informações úteis para Educadores:
G-Souto
Uplift/ Pop-up Catarina Leitão, 2008 (NY)
Printed & bound by Catarina Leitão
at the Center for Book Arts, New York, 2008
Educação:
O património destes generosos coleccionadores é de muita qualidade, abrange autores fundamentais para a história dos livros pop-up bem como várias épocas, permitindo uma aproximação pedagógico-didáctica a um tema tão fascinante para a história do livro e da leitura.
As obras dos artistas plásticos seduzidos pelo pop-up Ana Terêncio, Catarina Leitão e Jean-Charles Trebbi acrescentam um valioso e marcante vinco de contemporaneidade.
A saltar do livro. Livros pop-up é uma exposição de valor pedagógico - livros, leitura, design - que os professores podem inserir nos currículos escolares em visitas de estudo previamente programadas.
Servirá de ferramenta de trabalho/ investigação a estudantes do ensino Superior.
Objectivos:
- Estudo do livro pop-up na Narrativa: contos infantis;
- Apropriação de técnicas de elaboração pop-up;
- Apreensão de aprendizagens visuais, auditivas e cinestésicas;
- Envolvimento dos alunos numa actividade temática em projecto transcurricular;
- Desenvolvimento de auto-confiança e entusiasmo;
- Enriquecimento curricular;
- Inclusão (beneficia os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem ou sócio-culturais.
Currículos:
- Línguas (materna e estrangeira);
- Artes: Educação Visual; Design;
- Tecnologias: uso de algumas das ferramentas, de forma a enriquecer os conteúdos criados, enquadrando-os em suporte digital.
Primário; Ensino Básico; Ensino Secundário; Ensino Vocacional (Artes & Design).
- Galeria Auditório da Biblioteca Nacional de Lisboa.
- De segunda a sexta, das 09h30 às 19h30; sábados das 09h30 às 17h30.
- Entrada livre.
G-Souto
27.05.2016
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