Friday, May 29, 2015

Games in school : Treme-Treme, a game to learn about seismic risks





Treme-treme, jogo educativo

Treme-treme é um jogo educativo que ensina as crianças a actuar em caso de sismos.

As crianças que aprendem na escola a reagir em caso de um sismo, mas numa aprendizagem expositiva, nem sempre será a melhor solução. Por que não ensinar através do jogo? Muito mais criarivo e seguro na aprendizagem. Fixam, jogando. Este o motivo que levou ao desenvolvimento deste jogo educativo: Treme-Treme.

  • Informação:

O jogo educativo Treme-Treme foi desenvolvido por investigadores do Instituto Superior Técnico. É um produto didáctico de dois Departamentos do IST, o Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e GeoRecursos (Grupo de Engenharia Sísmica), do Departamento de Engenharia Informática e da empresa Flaidisaine. Desenvolvido no âmbito do projecto europeu UPStrat-MAFA (Urban Disaster Prevention Strategies using MAcroseismic Fields and FAult Sources).



screenshot : Treme-treme, jogo educativo

  • Objectivos:

A sobrevivência a um grande terramoto depende muito dos ensinamentos e da preparação prévia da população em geral, mas sobretudo dos jovens. E das crianças, em particular. Exige um conhecimento prévio de como actuar antes, durante e após o início do sismo. 




screenshot : Treme-treme, jogo educativo


Educação:

O jogo Treme-Treme permite que as crianças aprendam de uma forma divertida, conceitos de segurança em caso de sismos.
  • Sensibiliza para o tema do risco sísmico;
  • Transmite conhecimentos : como agir antes, durante, depois; organizar um kit de sobrevivência;
  • Estimula as novas gerações a tomarem consciência e a estarem preparadas para as catástrofes naturais.
Os alunos/jogadores aprendem a construir um kit de emergência, bem como reconhecer quais os locais seguros e/ou perigosos em casa, escola, e outros locais.



Treme-Treme, avaliação do jogo

Nivel etário : 5-10 anos

Nível ensino: Primário (2º/ 3º/ 4º anos) ; Ensino Básico, 2º ciclo (5º ano).

Línguas : Português, Inglês.

Preço: Gratuito (acesso via site oficial)

Disponível online, no site oficial do jogo - www.treme-treme.pt 

Dispositivos : Computador; telemóvel; tablet.



Nepal | Everest
AP Photo/Tashi Sherpa

Algumas considerações:

violento sismo que teve lugar no Nepal no dia 12 Maio 2915, foi visto por todas as crianças e adolescentes, em directo, nas imagens terríveis transmitidas nos meios de comunicação e redes sociais.

Escrevi, na altura, Nepal : Talking Science & Solidarity at school onde abordei vários conceitos sobre sismos, ciência e valores, como a solidariedade.

Se tivermos a noção que nas escolas norte-americanas se fazem simulações de sismos para ensinar os alunos, crianças e jovens a actuar perante o risco de um desastre natural, Treme-treme é um jogo que vem responder a uma necessidade premente de treinar os nossos alunos de uma maneira lúdica, em caso de sismo.

O jogo já foi testado em situação contextual de aula curricular numa escola do 1º ciclo, o que garante a qualidade pedagógica e didáctica de Treme-treme, já que foi certificada avaliação junto dos alunos, após obversão adequada.

Pais e professores podem seguir de perto o desenrolar do jogo, apreendendo também conceitos muito importantes sobre comportamento em situações de risco. 



screenshot : Treme-treme, earthquake game
http://www.treme-treme.pt/en/The-Game/


  • Aims: 

Kids/students learn about the items needed to build an emergency kit and recognize safe and dangerous places at home, school and other places.

The Treme-Treme game allows children to learn important concepts in a funny and way, and appropriate way for their age to be alert about tsunami and earthquakes.

The game promotes:

A playful awareness for children about the theme of seismic risk;

Transmits knowledge and encourage kids and young people to become aware, and to be prepared for natural disasters as earthquakes.

The game will teach kids how to act before, during and after an earthquake.

They will learn to built an emergency kit and learn to recognize the safe and dangerous spots at home, school, park, other.



screenshot : Treme-Treme, earthquake game
http://www.treme-treme.pt/en/The-Game/

  • The game promotes:

A playful awareness for children about the theme of seismic risk;

Transmits knowledge and encourage kids and young people to become aware, and to be prepared for natural disasters as earthquakes;

The game will teach kids how to act before, during and after an earthquake;

They will learn to built an emergency kit and learn to recognize the safe and dangerous spots at home, school, park, other.



screenshot : Treme-treme, earthquake game

This educational game promotes a playful awareness for children about the theme of seismic risk, transmits knowledge and encourages the kids and young adolescents to become aware and to be prepared for natural disasters as earthquake.

Some scientific information:





screenshot : Treme-treme, earthquake game


Age : 5-10 years-old.

Levels : Primary (2nd/ 3rd / 4th grades) ; Elementary (5th grade).

Languages : English, Portuguese.

Available : Distributed free of charge through the website 




screenshot : TremeTtreme, earthquake game

Kids can play it online for free during a lesson of any school curriculum.

Devices : tablet; computer; mobile.

Pedagogical notes  :

Some days after my post Nepal : Talking Science & Solidarity at school where I mused some educational digital resources for educators to teach about natural disasters and some civics values.

Today I would like to share Treme-Treme, a game to include into school curriculum to teach kids and young studens security skills 
in case of seismic risks.

As you see, there are good pedagogical and captivating digital resources that can support important issues and skills to kids in school. Teachers must be open to new educational resources as games in school. Students love games. And they will learn much better.

I write often about games in school on this blog. Please find different publications on my blog. You will find a good number of games.

Teachers use more and more games in school. There are awesome games and other 
digital resources that should be include into school curricula. Students love games and learn better by playing how to do.

Note: The game has been tested by students at a Primary school in Portugal.

G-Souto

29.05.2015


No comments:

Post a Comment