Monday, September 24, 2018

Escolas : Irmãs Brontë 200 Anos : visitas de estudo & recursos




Mostra Irmãs Brontë: 200 anos
Assinalam-se os 200 anos das Irmãs Brontë. A Biblioteca Nacional de Portugal apresenta a Mostra Irmãs Brontë: 200 anos, de 20 de Setembro a 17 de Novembro 2018.

A Mostra terá um Colóquio no dia 25 Outubro, dedicado à vida e obra das três irmãs escritoras, pelas 18:00 horas, no Auditório com entrada livre.





The Brontë sisters
watercolor attribuida a Sir Edwin Landseer 

As irmãs Charlotte (1816-1855), Emily (1818-1848) e Anne (1820-1849) Brontë nasceram no início do século XIX, com dois anos de intervalo entre si, e ficaram conhecidas como romancistas e poetisas. Publicaram as suas obras em datas próximas e, como era comum na época, sob pseudónimos masculinos, cujas iniciais são as das respectivas autoras (Currer Bell, Ellis Bell e Acton Bell)


As irmãs Brontë são, sem dúvida das mais conotadas escritoras, devido, em grande parte, ao facto de algumas das suas obras terem sido adaptadas ao cinema e à televisão. É o caso de Jane Eyre de Charlotte Brontë e Monte dos Vendavais de Emily Brontë.






Charlotte, Emily, e Anne Brontë
créditos: Branwell Brontë (irmão

A BN de Portugal celebra os Bicentenários dos nascimentos das três escritoras, em 2016, 2018 e 2020. O CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies) e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) assinalam assim este ano, a segunda efeméride com uma Mostra bibliográfica e um Colóquio. Ambos têm lugar na BNP.







Irmãs Brontë

As irmãs Charlotte (1816-1855), Emily (1818-1848) e Anne (1820-1849) Brontë, filhas de Patrick Brontë e Maria Branwell, nasceram no início do século XIX, com dois anos de intervalo entre si. Ficaram conhecidas como romancistas e poetisas, tendo publicado as suas obras em datas próximas e, como era aliás comum na época, sob pseudónimos masculinos, cujas iniciais são as das respectivas autoras (Currer Bell, Ellis Bell e Acton Bell). 

A mãe morreu muito cedo, em 1821. Deixou as cinco filhas e um filho ao cuidado de sua irmã.

Alguns dados biográficos:




Charlotte Brontë (Mrs A.B. Nicholls)
George Richmond, 1850

Charlotte Brontë nasceu dia 21 de Abril 1816, em Thornton, Reino Unido. Foi romancista e poetisa, a mais velha das três irmãs Brontë. Escreveram romances que são dos mais conhecidos da literatura inglesa. 

O romance mais célebre de Charlotte Brontë, Jane Eyre, foi publicado sob o pseudónimo de Currer Bell.

Em Agosto de 1824, Charlotte e as suas irmãs Emily, Maria e Elizabeth, foram enviadas para a escola de filhas do clero em Cowan BridgeLancashire, escola que a autora descreveu em detalhe no seu romance Jane Eyre com o nome de Lowood School

Charlotte sempre afirmou que as más condições da escola afectaram permanentemente a sua saúde e desenvolvimento, apressando a morte das suas irmãs mais velhas, Maria (nascida em 1814) e Elizabeth (nascida em 1815), que morreram de tuberculose em Junho de 1825.



The Brontë sisters: Charlotte, Anne, e Emily 
nascidas entre 1816 e 1820
créditos: PA/via BBC

Em Maio de 1846, Charlotte, Emily e Anne publicaram conjuntamente uma colecção de poemas, sob os pseudónimos Currer, Ellis, e Acton Bell. Apesar de terem vendido apenas duas cópias, as irmãs continuaram a escrever com o objectivo de verem os seus trabalhos publicados. Começaram então a desenvolver os seus primeiros romances. 




Charlotte Brontë
Retrato: J.H. Thompson

Charlotte utilizou o pseudónimo Currer Bell quando publicou os seus dois primeiros romances. Charlotte explicou, mais tarde, a razão que as levaram a não revelar os seus nomes:

"Tínhamos a vaga sensação que as escritoras são por vezes olhadas com preconceito e reparamos como os críticos as castigam com a arma da personalidade, e as recompensam com lisonjas que, na verdade, não são elogios."



Jane Eyre An Autobiography
Charlotte Brontë/ Currer Bell

Charlotte escreveu romances, sendo Jane Eyre, o mais célebre. Inicialmente publicado em 1847, com o título, Jane Eyre, An Autobiographysob pseudónimo, foi adaptado ao cinema em várias versões. Escreveu também poesia e obras de adolescência, Juvenilia.




Emily Brontë
via Penguin NZ

Emily Brontë nasceu em 30 Jullho 1818. Era a segunda irmã mais velha das três irmãs Brontë sobreviventes. Escrevia sob o pseudónimo masculino Ellis Bell. Sua mãe morreu quando Emily tinha cinco anos. É dela, o celebrizado romance pelo cinema, O Monte dos Vendavais, tradução de Wuthering Heights.



Wuthering Heights
Emily Brontë/ Ellis Bell, 1847

É, das três irmãs, a menos conhecida, devido ao seu temperamento introvertido. 

Emily Brontë viveu de 1818 a 1848. Embora tenha escrito apenas Wuthering Heights e cerca de uma dúzia de poemas, é considerada como uma da escritoras mais talentosas. Talvez a intensidade de sua escrita tenha surgido das extraordinárias pressões de sua vida em família.






A primeira versão para cinema de O Monte dos Vendavais data de 1938 com Sir Laurence Olivier e Merle Oberon. Seguiram-se outras, sendo a penúltima de Andrea Arnold (2011). 

Este ano, 2018, passará pelas salas de cinema a última versão cinematográfica realizada por Elisaveta Abrahall (2017).





Anne Brontë
Branwell Brontë (source not sure)

Anne Brontë nasceu em 17 Janeiro 1829, é novelista e poetisa, a mais nova da família literária Brontë.

Depois de abandonar a sua carreira de professora, dedicou-se inteiramente às suas  ambições literárias. 

Publicou um livro de poesia com suas irmãs, Poems by Currer, Ellis, and Acton Bell, 1846 e dois romances. 

Agnes Grey, baseado nas sua experiências pessoais, como governanta, publicado em 1847. 





The Tenant of Wildfell Hall
Anne Brontë/ Acton  Bell
Title-page of the first edition, 1848

O seu segundo e último romance, The Tenant of Wildfell Hall foi considerado um dos primeiros romances feministas, publicado em 1848. Tal como os seus poemas, os dois romances foram publicados sob pseudónimo masculino Acton Bell. Este romance foi adaptado à televisão pela BBC.

A vida de Anne foi curta. Morreu prematuramente aos 29 anos, vítima do que se supôs ser uma tuberculose pulmonar.





Mostra Irmãs Brontë 200 Anos

  • Colóquio: "Irmãs Brontë: 200 Anos."
Tem lugar no dia 25 Outubro e contará com oradores e especialistas da literatura das irmãs Brontë. 

Infos: 14h30 | Auditório da BNP | Entrada Livre




O Monte dos Vendavais
Emily Brontë
Editiorial Inquérito

Ensino:

Biblioteca Nacional de Portugal bem como a Fundação Gulbenkian são entidades de referência em actividades culturais e lúdicas ligadas ao ensino.


Até ao dia 17 Novembro 2018, os professores se ainda não o fizeram, têm uma visita de estudo a programar para ver a Mostra Bibliográfica ou assistir ao Colóquio. Aí poderão veicular diferentes abordagens à obra das três escritoras inglesas, Irmãs Brontë.




O Monte dos Vendavais
Emily Brontë

"Poucas obras tiveram tempo de concepção tão prolongado como Wuthering Heights que, na verdade, deve ter nascido no dia em que nasceu Emily Brontë. Nunca entre um livro e o seu autor aconteceu maior intimidade, no sentido de um crescimento em pura simbiose."

Hélia Correia, escritora

Os alunos farão o estudo estético-literário e cultural de obras das irmãs Brontë - Texto Narrativo (romance) e Texto Poético.

Em 2017, celebraram-se os 170 anos da publicação dos três primeiros romances, e este ano lembra-se os 170 anos da edição de The Tenant of Wildfell Hall
Em 1846, os poemas das três irmãs haviam saído na antologia Poems by Currer, Ellis, and Acton Bell, que contém 19 poemas de Charlotte e 21 de cada uma das outras irmãs, embora a obra lírica tenha tido pouco sucesso imediato e seja menos conhecida. 


The Life of Charlotte Brontë
Elizabeth Cleghorn Gaskell,1857

"Elizabeth Gaskell's The Life of Charlotte Bronte (1857) is a pioneering biography of one great Victorian woman novelist by another. Gaskell was a friend of Charlotte Bronte, and, having been invited to write the official life, determined both to tell the truth and to honour her friend."

Em 1857, a publicação da biografia de Charlotte, The life of Charlotte Brontë, da autoria de Elizabeth Cleghorn Gaskell, (1810-1865), tornou-se também uma obra inovadora, na medida em que uma romancista de renome publicava uma biografia de uma sua antecessora.
Estas escritoras inglesas, muito conhecidas e lidas em todo o mundo, sobretudo pelas obras Jane Eyre e O Monte dos Vendavais, têm marcado o imaginário de sucessivas gerações de leitores. 



Jane Eyre
Charlotte Brontë


Recursos:

"Poucas obras tiveram tempo de concepção tão prolongado como Wuthering Heights que, na verdade, deve ter nascido no dia em que nasceu Emily Brontë. Nunca entre um livro e o seu autor aconteceu maior intimidade, no sentido de um crescimento em pura simbiose."

Hélia Correia, escritora

O Monte dos Vendavais de Emily/ RTP Ensina

"O único romance de Emily Brontë é uma obra-prima da literatura. Porque a história poderosa e violenta da paixão de Catherine e Heathcliff assenta numa estrutura narrativa complexa, entre o realismo e o romantismo poético."

 É do livro que se fala no vídeo comentado pela escritora Hélia Correia

Livro proposto pelo PNL 

Filmes: 

  •  Jane Eyre (2011)




  • Monte dos Vendavais (2017





G-Souto: Literature: Charlotte Brontë, resources

Currículos:

  • Línguas: Língua Portuguesa; Inglês LE;
  • Artes: Educação Visual; Design; Multimedia
  • Tecnologias: uso de ferramentas digitais; produção de conteúdos digitais educativos, criados pelos alunos, enquadrados em suporte digital para divulgação nas comunidades escolares.

Níveis de aprendizagem:

Ensino Básico 3º ciclo (9º Ano); Ensino Secundário; Ensino Vocacional (Artes & Design, Multimedia).

Algumas considerações:


O universo das irmãs Brontë, sobretudo Charlotte Brontë (Jane Eyre) e Emily Brontë (Monte dos Vendavais) continua a fascinar as novas gerações de leitores. As suas obras e as versões cinematográficas atraem um público específico. 


As visitas de estudo a Museus e Bibliotecas permitem várias aprendizagens e/ou consolidação de competências, a nível literário e linguístico, sendo um excelente recurso pedagógico a incluir nos currículos escolares. Permitem ainda o desenvolvimento pessoal e crítico dos estudantes.

Na riqueza e diversidades de obras literárias ou artísticas (pintura, música) inseridas em bibliotecas e museus, as aprendizagens fazem-se directamente, a curiosidade sobre a informação, a captação de novos saberes capta de imediato os estudantes.

É óbvio que todos os alunos, independentemente do currículo escolar e do nível etário, lucrarão com a Mostra, e Colóquio. O estudo da literatura de ficção, a (re)descoberta das autoras de língua inglesa mais conhecidas, o processamento da informação bibliográfica (edições bilingues, Português e Inglês), desenvolvimento do sentido crítico e a possibilidade de organizar os conhecimentos.

Education:

If you teach at a foreign school in Lisbon or near by visit the exhibition with your students at the National Library of Portugal.


G-Souto

24.09.2018
Copyright © 2018G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blog

Creative Commons License
Escolas : Irmãs Brontë 200 Anos : visitas de estudo & recursos ! by G-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

No comments:

Post a Comment