A ciência vai estar no centro de Lisboa, a partir do próximo domingo, 18 Outubro 2015. Faz parte do grande evento ICT 2015 : innovate, connect transform que decorrerá em Lisboa de 19-22 Outubro 2015.
Dele fará parte uma exposição interactiva que mostrará alguns dos projectos mais relevantes desenvolvidos na União Europeia.
A exposição também abrangerá a inovação no interligação entre Ciência, Tecnologia e Arte. Elementos de arte tais obras de arte, representação artística de uma ideia de projecto, criatividade artística estão previstos para ser simplificados durante a exposição.
ICT 2015, pavilhão Praça Comércio
Uma pequena mas relevante mostra dos projectos que vão estar em destaque no ICT2015 vai estar aberta ao público na Praça do Comércio, numa exposição que não está limitada à tenda montada e que quer “passear” pelo espaço da Praça do Comércio, Lisboa, já a partir do 18 Outubro 2015.
Objectivo:
Mostrar 'What European ICT is doing for you?', dando assim uma ideia Exposição principal que irá decorrer no Centro de Congressos de Lisboa.
Cinco projectos vão ser dados a conhecer e explorar, que contarão com a ajuda dos investigadores presentes para responder às questões.
Robot Alfred
O robot Alfred é um dos “anfitriões” que vai interagir com o público. Este robot é um dos elementos de um projecto que pretende melhorar a interacção com pessoas idosas, com um interface de comunicação de voz.
Mas há mais para conhecer. O EMOTE, desenvolvido por investigadores portugueses que implementa tutores robóticos como instrumentos facilitadores de aprendizagem. Ou a presença do ICT4Water, que conjuga 15 projectos ligados ao desenvolvimento de tecnologias para a gestão inteligente da água.
Ensino:
Já escrevi várias vezes sobre a importância das visitas de estudo como ferramentas imprescindíveis ao enriquecimento curricular.
Os professores de ciências, tecnologia, artes vão certamente aproveitar para veicular conhecimentos aos alunos de uma forma activa, cultural, e interactiva realizando uma visita de estudo a esta exposição na Praça do Comércio.
São cinco dias de ciência europeia, em que os investigadores portugueses estão integrados.
Aprendizagens e/ou consistência de competências poderão ser complementadas neste tipo de actividades educativas de enorme alcance pedagógico e cultural para o desenvolvimento pessoal dos alunos, crianças e adolescentes.
É óbvio que todos os alunos lucrarão com esta exposição, na descoberta, e no apuramento da informação sobre ciência interligada com tecnologia e arte, que os motivará, desenvolvendo, ao mesmo tempo o poder de organização de conhecimentos, sentido crítico. E os levará a desenvolver a sua criatividade no domínio destas três áreas.
Curriculos : Ciências; Tecnologia; Artes, Linguas.
Niveis ensino: Ensino Básico ; Ensino Secundário ; Ensino Profissional.
Acesso : gratuito
ICT 2015 | Exposição Praça do Comércio
Alguns pensamentos:
Introduza os seus alunos na riqueza e diversidades de exposições interactivas que conjugam conhecimentos em várias áreas curriculares.
Verá resultados surpreendentes, mesmo nos alunos com baixo aproveitamento em aulas ditas tradicionais.
Os conhecimentos, informações, e ideias partilhadas em espaços de ciência interactiva podem envolver os alunos nas competências e aprendizagens a desenvolver ou já desenvolvidas nos currículos, apoiando assim a sistematização.
Visitas de Estudo são uma estratégia científico-didáctica imprescindível que nenhum educador pode ignorar sob pena de não facultar aos seus alunos, sobretudo aos alunos oriundos de meios sócio-económicos mais desfavorecidos, experiências de vida que podem não voltar a ter.
Exposições, e neste caso, interactiva, são excelentes estratégias para os alunos experienciarem o contacto directo com investigadores que ali responderão a todo o tipo de curiosidade científica, ao demonstrar os seus projectos.
G-Souto
09.10.2015
Copyright © 2015G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®
Escolas : Visitas de Estudo Exposição ICT 2015 by G-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No comments:
Post a Comment