Wednesday, November 9, 2022

Escolas : Ensino Secundário José Saramago : Leituras Saramaguianas

  




Centenário José Saramago

Aproxima-se o final do Ano do Centenário do Nascimento de José Saramago que completaria 100 anos no dia 16 de Novembro 2022.


A Fundação José Saramago prepara um Programa especial para o dia 16 de Novembro de 2022, data do Centésimo Aniversário do escritor. 


A programação tem início às 10:00 horas, quando milhares de alunos de escolas secundárias de Portugal, Espanha e outros países lerão excertos de romances de José Saramago num programa intitulado Leituras Centenárias.


Saramago na Escola: Leituras Centenárias, uma iniciativa da Fundação José Saramago, em parceria com o Plano Nacional Leitura e com a Rede Bibliotecas Escolares, faz parte do programa do Centenário de José Saramago.

 

 


A Maior Flor do Mundo

José Saramago

edições Caminho

https://www.josesaramago.org/


E depois das Leituras Centenárias para o Ensino Básico que tiveram lugar em Novembro 2021, têm agora lugar...

 

 



  • Ensino Secundário: "Leituras Saramaguianas"

 

Nesse dia, 16 Novembro 2022, realizar-se-ão em escolas secundárias portuguesas, sessões de leitura de um excerto de "O Memorial do Convento" ou de "O Ano da Morte de Ricardo Reis".

 


Memorial do Covento

José Saramago

https://www.josesaramago.org/


No dia 16 de Novembro, centenário de nascimento de José Saramago, alunos de escolas secundárias portuguesas participam das Leituras Centenárias.

 

Para além de constituir uma evocação do escritor José Saramago, as Leituras Centenárias procurarão motivar os jovens para a leitura, para o aperfeiçoamento da língua, para a compreensão do texto narrativo e para o questionamento e diálogo sobre nós próprios, a sociedade e o meio ambiente.

 


O Ano da Morte de Ricardo Reis

José Saramago

https://www.josesaramago.org/


Participação escolas: 

 

Participarão nas “Leituras Centenárias” alunos ou alunas do ensino secundário, de escolas públicas, privadas e cooperativas.

Cada escola poderia inscrever um aluno ou aluna de uma turma específica.

Prazo inscrição terminou a 20 de Outubro 2022. 

 

  • Lista escolas secundárias participantes:

 

A lista das escolas participantes já foi divulgada através do site da Fundação José Saramago,. Poderão ver a Lista de escolas aqui

 

  • Como serão feitas as leituras Centenárias:

 

As Leituras Centenárias serão realizadas em simultâneo, pelos alunos ou alunas participantes, com orientação do(a) respectivo(a) professor(a) ou dos(as) Professores(as) Bibliotecários(as), às 10 horas do dia 16 de Novembro de 2022.


Desejavelmente e sempre que tal seja viável, as leituras serão difundidas em tempo real, através de redes sociais adequadas e com prévio anúncio, em especial junto na comunidade escolar.





Exposição Jose Saramago: As Sementes e os Frutos


  • Diplomas de participação:


Cada participante receberá um diploma que assinalará a sua participação na iniciativa, sendo atribuído à respectiva escola um Certificado alusivo.

 

Em datas a ajustar, os participantes nas “Leituras Centenárias” e os respectivos professores serão convidados para uma visita guiada à Fundação José Saramago e à exposição José Saramago: A Semente e os Frutos. 




Exposição Jose Saramago: As Sementes e os Frutos


  • Materiais de apoio à preparação das leituras: 





Rota do Memorial do Convento

https://www.rotamemorialdoconvento.pt/pt/


  • Memorial do Convento:


A Rota estabelece um percurso entre a Casa dos Bicos (Fundação Saramago) e o Largo da Igreja de Cheleiros, num total de 58 Km. Estrutura-se através dos bens imóveis classificados existentes nos municípios de Lisboa, Loures e Mafra. 

Rota Memorial do Convento, uma homenagem a José Saramago, segue o texto do livro Memorial do Convento e revela monumentos históricos e paisagísticos do século XVIII, entre Lisboa e Mafra, passando por Loures, bem como pontos de interesse patrimonial situados em Sacavém, Santo António dos Cavaleiros, Unhos, Santo Antão do Tojal, Fanhões, Malveira, Mafra (convento e vila velha) e Cheleiros.





Rota do Memorial do Convento

https://www.rotamemorialdoconvento.pt/pt/



Ao longo deste percurso o visitante/turista é convidado a percorrer as linhas geográficas do romance.


"Um romance histórico inovador. Personagem principal, o Convento de Mafra. O escritor aparta-se da descrição engessada, privilegiando a caracterização de uma época. Segue o estilo: “Era uma vez um rei que fez promessas de levantar um convento em Mafra… Era uma vez a gente que construiu esse convento,"





O Ano da Morte de Ricardo Reis
João Botelho, 2020

Ano da Morte de Ricardo Reis


O Ano da Morte de Ricardo Reis, adaptação do romance de José Saramago, realizado por João Botelho.




Fernando Pessoa, estabeleceu um gigantesco universo paralelo criando uma série de heterónimos para sobreviver à sua solidão de génio. José Saramago, fez regressar o heterónimo Ricardo Reis a Portugal, ao fim de 16 anos de exílio no Brasil. 1936 é o ano de todos os perigos, do fascismo de Mussolini, do Nazismo de Hitler, da terrível Guerra Civil espanhola e do Estado Novo em Portugal, de Salazar. Fernando Pessoa, o criador, encontra Ricardo Reis, a criatura. Duas mulheres, Lídia e Marcenda são as paixões carnais e impossíveis de Ricardo Reis.


  • Roteiros Digitais de Leitura PNL

 

Estão disponíveis no site do PNL vários possíveis Roteiros de Leitura que poderão ser consultados ou decarregados aqui


  • Para que em tempo real se possa colectivamente experienciar a leitura em linha, sugere-se:

 

  • O uso da hashtag #centenariosaramago para todos os conteúdos e publicações do Centenário;


  • A transmissão em streaming da sessão de leitura com indicação do URL para a Rede de Bibliotecas Escolares, através do endereço eletrónico 100josesaramago@mail-rbe.org e até à véspera do evento, para que haja tempo para agendar as publicações nos canais de comunicação.

 

 G-Souto

09.11.2022

Copyright © 2022G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

 



Escolas : Ensino Secundário : José saramago & as Leituras Sramaguianas
bG-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

No comments:

Post a Comment