Saturday, September 23, 2017

Livros BD : Diário de Anne Frank : recursos & actividades



annefrank4.jpg

O Diário de Anne Frank
montagem: créditos DR

"12 de junho de 1942: Espero poder confiar-te tudo, como nunca pude confiar em ninguém, e espero que venhas a ser uma grande fonte de conforto e apoio."

O Diário de Anne Frank

Tém sido muitas a gerações que lêem O Diário de Anne Frank. Actualmente faz parte do PNL, mas quando o introduzi nos currículos de Língua Portuguesa não constava nos livros sugeridos.

Anne Frank escreveu as primeiras linhas do seu famoso diário há 75 anos. Mas este só foi publicado cinco anos depois, pelo seu pai, o seu primeiro editor.

Publicado em 1947, O Diário de Anne Frank jamais deixou de ser reeditado. Na celebração dos 70 anos ganha uma nova versão. Uma novela gráfica. Para os autores, Ari Folman e David Polonsky, o livro "não faz parte da indústria do holocausto"

Lançada mundialmente em celebração do 70.º aniversário de O Diário de Anne Frank, esta é a sua primeira adaptação para banda desenhada, realizada com a autorização da família e tendo por base os textos originais do diário.





Anne Frank au pays du manga
Alain Lewkowicz 

Há uma versão em manga (estilo de ilustração japonesa muito apreciado) Anne Frank au Pays du Mangaadaptação e ilustração de Alain Lewkowicz (versão francesa) que divulguei já  há cinco anos (2012) neste blog e que foi apresentada pelo canal ARTE.tv.

Aconselho vivamente a incluir nos currículos de Francês Língua Estrangeira. Foi um sucesso na altura, Os os alunos adoraram seguir o Diário de Anne Frank em versão BD digital.

annefrank-diary1.JPG

Diário de Anne Frank em BD
baseado nos escritos de Anne Frank
ilustradores: Ari Folman & David Polonsky
Quando se pensa na II Guerra MundialO Diário de Anne Frank é uma das primeiras memórias a surgir. Não será por acaso, dizem os entendidos, mas por tratar-se de um documento sem igual ao relatar a vida de oito moradores num anexo em Amesterdão durante 743 dias e, principalmente, o pensamento de uma menina perante um dos mais trágicos momentos da história do século XX.

annefrank5.jpg

Diário de Anne Frank em BD
baseado nos escritos de Anne Frank
ilustradores: Ari Folman & David Polonsky

Segundo os editores, trata-se da primeira adaptação para banda desenhada aprovada pela família de Anne (?) que escreveu o diário entre 12 de Junho de 1942 a 1 de Agosto de 1944 e pela Fundação Anne Frank. O seu lançamento aconteceu há dois dias, precisamente no dia 21 de Setembro.

A Fundação Anne Frank convidou Ari Folman e David Polonsky a adaptar as mais de 400 páginas do livro original no formato de novela gráfica, um suporte mais adequado aos jovens de hoje.

annefrank6.jpg

Diário de Anne Frank em BD
baseado nos escritos de Anne Frank
ilustradores: Ari Folman & David Polonsky

Ensino:

Anne tinha 14 anos quando escreveu o seu Diário que continua a tocar os jovens da sua idade. Ainda para mais, trata-se de uma narrativa de vida em muito semelhante à que milhares de crianças vivem em 2017, em países em guerra e convusões étnicas.




Ari Folman & David Polonsky
ilustradores BD Diário de Anne Frank
créditos: Getty Images
https://www.gettyimages.com/



Ari Folman & David Polonsky
ilustradores BD Diário de Anne Frank
créditos: Getty Images

Os autores desta adaptação são Ari Folman e David Polonsky, respectivamente realizador e director de arte da longa-metragem israelita de animação A Valsa com Bashir (2008), vencedor de inúmeros prémios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro (2009), e com direito a inúmeras nomeações, incluindo uma nomeação de Melhor Filme Estrangeiro nos Oscar 2009.

Ainda em pré-produção, encontra-se o filme de Ari Folman dedicado a Anne Frank, anunciado pelo realizador em 2013.

annefrank7.jpg

Diário de Anne Frank em BD
baseado nos escritos de Anne Frank
ilustradores: Ari Folman & David Polonsky

  • Sinopse:

"No verão de 1942, com a ocupação nazi da Holanda, Anne Frank e a família são forçados a esconder-se. Durante dois longos anos, vivem com um grupo de outros judeus num pequeno anexo secreto em Amesterdão, temendo diariamente ser descobertos. Anne tinha treze anos quando entrou para o anexo e levou com ela um diário que manteve no decorrer de todo este período, anotando os seus pensamentos mais íntimos, os seus receios e esperanças, e dando conta do dia a dia da vida em reclusão."

Em 1947, no final da Segunda Guerra Mundial - sabemos que Anne não sobreviveu - seu pai publicou este Diário, um documento inspirador que ainda hoje é um dos livros mais acarinhados em todo o mundo. 

adaptação para banda desenhada, lançada mundialmente no dia 21 Setembro passado, na celebração do 70.º aniversário de O Diário de Anne FrankUma primeira adaptação em BD autorizada pela família (?) tendo por base os textos originais do diário.




Actividades:
  • Proposta de Leitura de O Diário de Anne Frank em BD : ficha leitura, entre outras recursos digitais de apoio;
  • Propor à bibioteca/mediateca escolar a aquisção de vários exemplares para sessão de leitura nos currículos de Língua Portuguesa;
  • Comparar as versões (narrativa clássica/ versão BD) em trabalho de grupo, dividindo tarefas nos diferentes grupos/ turma;
  • Preparar e adaptar ao nível de aprendizagem dos alunos, fichas pedagógicas impressas ou digitais. Sempre que possível introduzir recursos educativos digitais, com a utilização dos tablets e smarphones. Não devemos distanciar o ensino dos media tão gratos aos alunos;
  • Dar a palavra aos alunos para que expressem seus sentimentos face a infâncias bem diferentes das suas.


Anne Frank au pays du manga
Alain Lewkowicz 


Recursos:

Professores terão acesso neste blog Le journal d'Anne Frank: une BD manga : (ressources, activités);

Sobre a temática, os alunos poderão fazer uma pesquisa no blogdoscaloiros, blog de apoio aos currículos de Língua Portuguesa: O Diário de Anne FrankO Rapaz do Pijama às Riscas; Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa;


GSouto

24.09.2017
Copyright © 2017G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Creative Commons License
Ensino : Livros BD : Diário de Anne Frank : recursos & actividades bG-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

No comments:

Post a Comment