Ce sont ses citoyens qui font la grandeur et la générosité d'une nation... Plus que tout autre groupe d'hommes ou de femmes, les enseignants déterminent les comportements et façonnent les idées et les aspirations de la nation.
Julius Nyerere, dans 'Le Pouvoir des Enseignants', 1966
Ontem foi o grande dia para todos os Torrinhas! Subiram ao palco para receber o diploma do Quadro de Excelência relativo ao ano lectivo 2007-08.
Sei por experiência própria o prazer que se sente ao ver o nosso trabalho recompensado!
No meu caso, esse reconhecimento tem vindo mais de fora da minha escola e muito do estrangeiro. Lamentável não ser da escola onde exerço a minha profissão de pedagoga e de investigadora de tecnologias educativas em prol do sucesso escolar e do verdadeiro desenvolvimento do ensino e aprendizagem.
Mas, enfim... não foi isso nunca que me fez parar!
A evolução das concepções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno no seu processo de ensino e aprendizagem.
O aluno deve procurar outros recursos para a sua aprendizagem, e o professor é fundamental no desenvolvimento desses mesmos recursos.
O saber passou a ser compartilhado, e o aluno é o grande questionador, passando o professor a um plano mais discreto, mas fulcral nessa busca de respostas.
O papel do professor é cada vez de maior responsabilidade, exactamente porque tem que orientar e moderar permanentemente as descobertas dos alunos, estimulando e desenvolvendo o espírito crítico e criativo dos aprendentes.
O professor tem desta forma a seu cargo, mais do que a transmissão da informação, moderar, estimular a aquisição de experiência por parte dos alunos.
Ilustração do livro
Mapping Inner Space: learning and teaching visual mapping
Nancy Margulies with Nusa Maal
Second Edition - 2002
Para o desenvolvimento intelectual dos jovens é necessário que exista um professor especializado em determinada área curricular, nas tecnologias educativas na educação para a cidadania, para que os seus alunos atinjam níveis elevados de literacia, de cidadania, de aprendizagem e conhecimento. de resolução de problemas e de competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.
O que é importante mesmo é que sejamos reconhecidos pelas qualidades e pelo mérito de sabermos avançar, independentemente dos Velhos do Restelo que continuam a proliferar no presente!
A nossa História, em todos os campos, está cheia dessas mentalidades que não avançam e coartam quem avança e progride! Não faz mal! Nós continuamos!
Pois bem, amigos e alunos! Parabéns mais uma vez! Deixem os que dizem, os que falam! E avancem! Avancem sempre, de cabeça levantada com orgulho porque gostam de ser excelentes! E isso, é uma mais valia!
Não olhem nem oiçam quem não gosta de vos ver acima, pelo trabalho, pelas qualidades, pela mentalidade aberta a todas as aprendizagens, pelo prazer de sentir bem no íntimo que são excelentes!!
Às gerações que tenho acompanho na Francisco Torrinha, muito obrigada pelo carinho que me dedicam e que sentirão mais tarde.
Pela alegria de poder trabalhar com alunos excelentes!
Pelos desafios que me lançam para eu poder ir sempre mais e mais longe na busca incessante de pôr à vossa disposição recursos educativos digitais, métodos avançados, projectos inovadores. E mesmo quando a escola não nos oferece os meios para os praticar, nós avançamos porque temos uma vontade inabalável de vencer!
Pela partilha de aprendizagens, pelo convívio, pela amizade!
G-Souto
17.01.2009
Copyright © 2009G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®
Being a Teacher by G-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Nota: Algumas imagens retiradas da Internet não se encontram creditadas por não terem identificação dos autores.