Tuesday, November 30, 2004

Kidzlearn no GJC: Chronicles I




San Pietro | Roma

Fotografia: Tomas Marek



Kidzlearn Lugares&Aprendizagens foi seleccionado como projecto finalista de Global Junior Challenge 2004 na categoria 'up 15 years'.





"The Global Junior Challenge is an international competition rewarding the most innovative projects employing cutting-edge ICT technologies in the field of youth education and training.
The competition, promoted by the City of Rome and organized by the Fondazione Mondo Digitale, is held every two years."

Global Junior Challenge é uma competição internacional promovido para “construir um mundo melhor através da Tecnologia Informática”. Promovido pela cidade de Roma e organizado pela Fondazione Mondo Digitale.

Parti com a mala Kidz cheia de sonhos... tinha tanto para partilhar com os jovens que me visitassem! Quatro anos de imaginação e trabalho, fora de horas, com muitas esperanças à mistura nele transportava!
Cheguei ao hotel e logo me foi entregue uma carta de boas vindas de GJC com a anotação da hora de meeting.

A meio da tarde, todos os finalistas vindos dos diferentes continentes, se reuniram no Lobby.Trocavam-se as primeiras impressões, faziam-se os primeiros conhecimentos.

Um autocarro conduziu-nos ao Palazzo dei Congressi onde preparámos o stand de apresentação dos nossos projectos para o evento dos dias que se seguiriam: Exposição de Projectos GJC.

Nunca tinha participado de uma Feira de Educação! E a sensação era estranha!

Quando me vi perante o meu stand enorme, vazio, iluminado por potentes focos metalizados, senti-me solitariamente perdida.

Todos os colegas se apresentavam financiados pelas instituições a que estavam ligados. Uma parafernália de meios! E mais de um por equipa.



Kidzlearn Lugares & Aprendizagens


G-Souto: Author's project

Afinal, eu apresentava-me sozinha, independente, tendo comigo apenas alguns posters e uma centena de desdobráveis de Lugares & Aprendizagens traduzidos para francês e inglês que pagara do meu bolso. Partira sem apoios oficiais... apesar de ter batido a algumas portas ligadas ao Ministério da Educação.

Na escola, nem pensar! Isso era demasiado avançado e portanto, incompreensível, e bastante desvalorizado. Grandes mágoas...

Olhei, mais uma vez! Poisado tranquilamente sobre uma secretaria fria, um moderníssimo e negro computador. Uma cadeira vazia esperava-me... Sentei-me!

Liguei o computador, e lentamente, fui retirando da minha pasta os posters e os desdobráveis. A ligação à Internet fez-se rapidamente. Mergulhei avidamente em Kidzlearn. Ali estava toda a minha forte motivação! As minhas raízes. O meu universo!

Olhei as paredes despidas de branco, os posters e os desdobráveis. Levantei-me então e fui em busca de fita adesiva e tesouras.




 Palazzo dei Congressi/ Roma

De volta ao stand 473 - Kidzlearn Lugares & Aprendizagens – PORTUGAL, a minha imaginação estava desperta e pronta a dinamizar o espaço que me fora reservado, mesmo em frente à porta principal de acesso ao Palazzo.

Colando daqui, descolando dacoli, medindo  olho nu, alturas ou espaçamentos, subindo e descendo de uma cadeira ou da secretária, fui dando vida a Lugares & Aprendizagens.

Cansada e silenciosa, por fim, sentei-me de novo. Separei os desdobráveis por línguas - Francês, Inglês, Português - e poisei-os graciosamente em cima da secretária ao lado do computador.

Afastei-me um pouco e o meu olhar claramente brilhou! Estava satisfeita! O espaço estava sóbrio, mas suficientemente apelativo. Isso me bastava!

A Finale Global Junior Challenge Exhibition & Conference decorreu de 17 a 19 Novembro 2004 no Palazzo dei Congressi: dois dias de conferências, exposição e partilha com um público imenso, oriundo das escolas italianas, vindo de diferentes localidades, e no terceiro dia, a entrega de Prémios no Campidoglo.

Eram manhãs frias, geladas, temperaturas muito baixas e ventos fortes. Quando o autocarro parava em frente ao Palazzo dei Congressi, uma multidão ondulante de cabecitas alegres e extrovertidas aguardava ruidosamente.

Dirigíamo-nos apressadamente para os stands e, como gesto mágico, as gigantescas portas transparentes abriam-se de par em par!
 
Centenas de jovens estudantes italianos, acompanhados de seus Professores invadiam com alegria aqueles espaços, quais pedacinhos de Mundo - Canadá Hong-Kong, Chile, EUA, Mongólia, Índia, Israel, Estónia, Austrália, Arménia, Ganda, Reino Unido, Suécia, Bélgica, Itália... e Portugal! Eu, a representar o meu país!

Havia projectos de aprendizagem de línguas, ciência, causas mundiais [informação e apoio] como sida, direitos humanos, ambiente, igualdade de oportunidades, paz.

Foram quatro dias de stresse e de fadiga, mas ao mesmo tempo, imensamente preenchidos com momentos cativantes e muito enriquecedores. Os jovens mostraram-se muito interessados e curiosos.





Kidzlearn Lugares & Aprendizagens foi muito visitado. No final da primeira manhã, já poucos desdobráveis restavam. Os alunos italianos voltavam e traziam amigos e colegas. Queriam mexer, experienciar, fazer!

Foi uma experiência muito gratificante, professores e experts das TIC de todo o Mundo ali estavam reunidos. Que extraordinária sensação! Conhecer pessoas das mais díspares regiões, tendo como interesse comum as Novas Tecnologias, o gosto pela inovação e pela partilha no ensino e aprendizagem.

Todos os finalistas representavam organizações nacionais ou internacionais e todos se faziam apoiar por entidades dos seus países. Todos, menos eu!

Eu representava-me a mim própria, com o apoio e amizade do Professor António Andrade, a quem devo a publicação em web do projecto em protótipo Lugares & Aprendizagens.

Foi uma grande honra representar o meu país e sobretudo dar a conhecer a Língua Portuguesa através da Tecnologia. Senti-me muito feliz por estar na Final de um acontecimento como GJC 2004.

Não conhecia Roma. Aproveitei então o dia livre de sábado para visitar a cidade, os monumentos carismáticos, à falta de mais tempo! É uma bela cidade, Roma!

Visitei o Vaticano, passei por Colosseo, Fontana di Trevi, Piazza Navona, Vittoriano, Arco di Costatino, Via del Corso, alguns museus, igrejas e praças.

Entrei numa exposição sobre Picasso e seus contemporâneos, no Palazzo Ruppoli, uma das artérias mais cosmopolitas da cidade. Apresentava obras doadas a museus americanos por coleccionadores particulares.

Fazia parte do meu roteiro cultural romano. Já tinha lido alguma coisa sobre a exposição. E como adoro pintura, não iria perder um momento tão intenso! Poder admirar de perto obras de um grande génio da pintura.


Trinità dei Monti


Ao cair da noite, já cansada, sentei-me na escadaria, frente à belíssima Piazza di Spagna. Observava o movimento incessante de pessoas, de tantas nacionalidades, naquela artéria romana tão frequentada! 

Juntamente com os romanos, turistas do mundo inteiro passeavam, ou então como eu, apenas admiravam a beleza esplendorosa do espaço.

No topo, a singela e antiga igreja Trinità dei Monti velava pudicamente, imprimindo uma atmosfera serena numa época de grandes incertezas.


G-Souto
Autora "Kidzlearn-Lugares & Aprendizagens"


30.11.2004
(reescrito)
Copyright © 2004G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Licença Creative Commons
Kidzlearn no GJC: Chronicles I by G-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

No comments: