Wednesday, December 10, 2008

60 Years of Human Rights : José Saramago




Jerry Robinson US
http://www.un.org/

Há 60 anos, no dia 10 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptava em Paris a Declaração Universal dos Direitos Humanos, texto fundador que rege o direito internacional desde a Segunda Guerra Mundial, embora seus ideais nem sempre sejam praticados.

Várias manifestações estão previstas para esta data comemorativa, principalmente em França. Uma cerimónia será organizada no Palácio Chaillot, em Paris, onde o texto foi ratificado. 

Estarão presentes representantes da ONU, da Comissão Europeia e de organizações de defesa dos Direitos Humanos.

Inspirada na declaração francesa dos direitos humanos e do cidadão de 1789, e na declaração de Independência dos Estados Unidos de 1776, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem na sua origem o flagelo causado pela Segunda Guerra Mundial e pelo genocídio dos judeus.






"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito", proclama o primeiro artigo da Declaração, que em trinta artigos enumera os direitos humanos, civis, económicos, sociais e culturais "inalienáveis" e "indivisíveis".

O texto foi adoptado pelos então 58 Estados membros da Assembleia Geral da ONU, com excepção da União Soviética, dos países do Leste europeu, da Arábia Saudita e da África do Sul, que se abstiveram.
(...)

As convenções internacionais para banir a discriminação contra as mulheres (1979), contra a tortura (1984) e pelos direitos das crianças (1990), são fruto da DUDH.




José Saramago (escritor)
foto: AFP

O escritor José Saramago, afirmou hoje, em Lisboa, dez anos depois de ser galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, em Estocolmo, que o galardão "significou uma responsabilidade importante do ponto de vista cívico e político".

Lusa, 08.12.08

A Fundação de José Saramago vai oferecer nesta quarta-feira, por ocasião do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 200.000 cópias do texto, anunciou esta segunda-feira o escritor português.

José Saramago, 86 anos, Prémio Nobel de Literatura em 1998, decidiu distribuir o texto aos leitores de dois jornais portugueses.

"Esta declaração não está sendo respeitada. Ela existe, mas ninguém quer aplicá-la, nem os governos, nem as populações, que são difíceis de mobilizar pela defesa dos direitos humanos", lamentou o escritor durante um encontro com jornalistas.

Convidado pela Fundação José Saramago, o juiz espanhol Baltazar Garzón vai ministrar, na presença do escritor, uma conferência sobre o tema dos direitos humanos.

AFP


Educação:


Os Direitos Humanos, um recurso educativo de grande importância a ser introduzido nos diferentes currículos escolares. Imprescindível o estudo detalhado nas diferentes vertentes.

Níveis : Primário ; Ensino Básico, 2º e 3ºciclos ; Secundário.

Actividades : De acordo com o nível de ensino que cada professor lecciona.

G-Souto

10.12.2008
Copyright © 2008G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Creative Commons License
60 Years of Human Rights : José Saramago by G-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.

No comments:

Post a Comment