Saturday, November 26, 2016

Escolas : Ler O Código da Vinci, versão juvenil




Código da Vinci
Dan Brown
edição juvenil Bertrand
O Código da Vinci chega agora às livrarias, numa versão dirigida ao público mais jovem, edição Bertrand, a mesma que tem publicado Dan Brown.

O best-seller de Dan Brown está agora disponível numa adaptação da obra feita pelo autor a pensar numa geração de leitores mais novos.

"Dan Brown’s mega-bestseller is now available for a new generation of readers. This young adult adaptation takes readers from Paris to London on a breathless tour of famous landmarks and will remind fans everywhere why the New York."


Dan Brown website


A estrutura base do romance mantém-se inalterada na condução dos leitores desde Paris até Londres, passando por alguns dos lugares mais emblemáticos da obra, numa alucinante corrida contra o tempo.

A edição inclui mais de vinte imagens em cor que mostram os locais e as obras de arte mais marcantes na narrativa. 






Código da Vinci/ The Da Vinci Code
Ron Howard, 2006
http://www.imdb.com/ 

  • Resumo: edição juvenil
A maior conspiração dos últimos dois mil anos está prestes a ser revelada a uma nova geração. Robert Langdon, professor de simbologia da Universidade de Harvard, está em Paris para dar uma palestra. Na recepção que se segue deve encontrar-se com um respeitado curador do mundialmente famoso Musée du Louvre.





Robert Langdon & Sophie Neveu
Código da Vinci/ The Da Vinci Code
Ron Howard, 2006

Mas o curador nunca aparece e mais tarde, durante a noite, Langdon é acordado pelas autoridades é informado que o curador foi encontrado morto. De seguida, é conduzido ao Louvre, à cena do crime, e descobre pistas desconcertantes.

Este é o ponto de partida para uma corrida contra o tempo, na decorrer da qual Robert Langdon, auxiliado pela criptologista francesa Sophie Neveu, procura decifrar um conjunto de pistas especificamente deixadas para sua interpretação. Se Robert e Sophie não conseguirem resolver o quebra-cabeças a tempo, serão confrontados com um trágico destino.





The Da Vinci Code 

adapted for Young Adults
Dan Brown
O Código da Vinci de autoria de Dan Brown, é um dos romances mais lidos de todos os tempos, já com adaptações ao cinema. Seguiram-se outros volumes, também já adaptados ao cinema.


codigo-davinci2.jpg 
Dan Brown
  
Dan Brown : curta biografia

O escritor norte-americano Dan Brown nasceu em 1965 em New Hampshire, nos Estados Unidos da América, sendo filho de um professor de Matemática e de uma música/ intérprete de música sacra. Brown estudou no liceu local e mais tarde licenciou-se na Universidade de Amherst.

Mudou-se para Los Angeles onde tentou fazer carreira como compositor, pianista e cantor. No entanto, este plano de vida fracassou e Dan Brown acabou por ir estudar História de Arte em Sevilha, em Espanha. 

Em 1993 regressou a New Hampshire para se tornar professor de inglês na escola onde tinha estudado.

Passados dois anos, os serviços secretos norte-americanos foram à sua escola buscar um aluno que consideravam uma ameaça nacional por ter escrito, na Internet, que se cria capaz de matar o presidente Bill Clinton.






Digital Fortress
Dan Brown

Dan Brown ficou tão interessado pelo assunto e começou a pesquisar sobre a Agência Nacional de Segurança.

Foi aí que nasceu o seu interesse pela escrita. Escreveu o seus primeiro romance Digital Fortress, lançado em 1996, com sucesso reduzido.

Um romance baseado na violação de privacidade e em conspirações, tendo por sustentação as novas tecnologias.

 

Sequela Da Vinci Code
Dan Brown
Quatro anos depois do seu romance de estreia, lançou Angels and Demons, seguindo-se em 2001 Deception Point. Finalmente, em Março de 2003, Dan Brown lançou no mercado norte-americano The Da Vinci Code, traduzido para português, O Código Da Vinci, que logo no primeiro dia vendeu mais de seis mil exemplares, tendo-se tornado num dos livros mais vendidos de sempre em todo o mundo, com publicações em 42 línguas.

O Código Da Vinci é um romance policial que tem como protagonista um simbologista norte-americano. Através da obra de Leonardo Da Vinci, onde encontra várias mensagens codificadas, tenta arranjar provas para desvendar um segredo com centenas de anos.

codigo-davinci3.jpg
O Código da Vinci
filme, 2006
A obra chegou a Portugal em 2004 e ao fim de poucos meses atingiu as onze edições. O sucesso deste livro levou a que fosse anunciada uma adaptação cinematográfica e uma sequela literária.

  • Resumo livro (edição adultos)

Robert Langdon, conceituado simbologista, está em Paris para fazer uma palestra quando recebe uma notícia inesperada: o velho curador do Louvre foi encontrado morto no museu, e um código indecifrável encontrado junto ao cadáver. Na tentativa de decifrar o estranho código, Langdon e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem, estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou. Tudo se complica quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado de Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros.



Código da Vinci
Dan Brown/ livros de bolso
Bertrand Editora, 2013
 https://images.portoeditora.pt/

Estou certa que os professores já conhecem O Código da Vinci em edição livro de bolso desde 2013.





Como curiosidade, alerto para a exibição do filme Inferno, adatação livre do livro com o mesmo nome, já nas salas de cinema.

Sugestão pedagógica:

Poderá dar uma excelente visita de estudo de alunos e professores d áreas curriculares Língua Portuguesa; Línguas Estrangeiras; História.



O Código da Vinci
Dan Brown
edição juvenil Bertrand

Ensino: 


A edição juvenil tem como objectivo chegar a uma nova geração de leitores. A capa é adaptada ao público jovem e a inclusão de imagens a cores que mostram os locais e as obras de arte mais marcantes da narrativa do autor norte-americano Dan Brown.



A intervenção de Dan Brown pretende tornar mais acessível a obra que o consagrou junto de uma faixa de público juvenil. 

As alterações passaram ainda por uma maior interatividade com os leitores, que ao longo do livro vão sendo instados a desvendar os enigmas colocados.

Recursos:
  • O Código da Vinci, edição juvenil (livro impresso)
  •  O Código da Vinci (versão juvenil) está disponível (excerto) para leitura online. Nada como começar a ler. Logo os jovens que adoram leitura digital.

Níveis de Ensino: 

Ensino Básico (3º ciclo); Ensino Secundário (10º ano).
Currículos:

Em projecto transcurricular Língua Portuguesa/ História, fazer o estudo da obra, com desenvolvimento de actividades complementares.







créditos: Autor não identificado

 Actividades:

  • Solicitar aos alunos que utilizem os computadores, tabletspara pesquisa na Internet do trailer do filme O Código da Vinci. Os alunos vizualizarão o vídeo conjuntamente com a/o professor(a). 
  • Impressões/Discussão: Já conheciam o livro? Já tinham visto o filme em sala de cinema? Que mais os atraiu na obra ou versão cinematográfica?
  • Há alunos, fãs da sequela? Já algum foi ver Inferno em sala de cinemas. Permitir que partilhe suas experiências/opinião com restantes alunos da turma.
  • Programar uma visita de estudo ao cinema para ver Inferno com professores de Línguas e História, para posterior estudo em sala de aula.
  • Introduzir o livro O Código da Vinci, versão juvenil, em sala de aula, solicitando aos alunos a leitura digital de curtos excertos.
  • Solicitar à biblioteca da escola a aquisição desta edição juvenil para leitura continuada em sala de aula. Os alunos que tenham disponibilidade de comprar livro, serão livres de o fazer, para acompanhar uma leitura mais personalizada em espaço escola/casa.





The Da Vinci Code
Dan Brown


Algumas considerações prévias:

Escrevo pouco em Português. Seguindo o perfil dos leitores, assim vou escrevendo. Estados Unidos é o país onde tenho a grande maioria de leitores, seguido de França e Portugal.

No entanto, sempre que considero apropriado, pelos temas ou recursos educativos, escrevo em Português como 
Artes & Educação: Visitas de Estudo ; Ensino: Guerra das Estrelas, um recurso digital a explorar ; Escolas : Visitas de Estudo : O Principezinho, filme animação ; Ensino: Programar como um Astronauta ; 


Escolas : Leituras em Língua Portuguesa, Manuel A. Pina entre outros, e mais frequentemente bilingues, Inglês e Português. É o caso, por exemplo de : Games in school: Treme-treme, learning about seismic risk ; Apps in Education. Depth a game to explore the oceans ; só para citar os últimos posts publicados.


Depois do sucesso 
Escolas : Leituras em Língua Portuguesa, Manuel A. Pina ; Livros e Pop singers : Estratégias para jovens leitores Leituras em Línguas Portuguesa ; Ler nas Aulas de Português : Vasco Graça Moura ; Antero de Quental: homenagem Google doodleentre vários, com propostas de leitura para Ensino Básico (2º e 3º ciclos) e Secundário, decido neste post escrever sobre ficção mundial, traduzida em português, edições para adolescentes.






créditos: Autor não identificado


Meus Pensamentos:

A leitura de obras integrais de conceituados nomes da Literatura Portuguesa ou de ficção estrangeira, traduzida em português, nos currículos de Língua Portuguesa, bem como a divulgação de novos escritores ou escritores conceituados, quer pela qualidade no que escrevem, quer pelo interesse mundial manifestado por milhares de leitores, é um dos momentos altos da integração do texto literário, nas suas diversas componentes. 

sentido crítico dos alunos é desenvolvido através do gosto pela leitura no ensino, básico e secundário, prazer e hábito que perdurará no ensino superior (mesmo seguindo áreas de Ciências), e em qualquer momento da vida adulta (via profissionalizante).

É também uma excelente actividade que promove outras competências : comunicação oral; comunicação escrita; escrita criativa; enriquecimento vocabular; regras gramaticais.

Polémico, mas pioneiro, de um estilo único, ousado, que leva o aluno a pôr em prática o hábito/gosto de ler, sentido crítico, competências de leitura e compreensão de textos, bem como competência da escrita.



G-Souto
26.11.2016

Copyright © 2016G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®



Creative Commons License

Escolas : Ler O Código da Vinci, versão juvenil bG-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Thursday, November 24, 2016

Schools : Thanksgiving ! A traditional holiday : resources


Thanksgiving
illustration : credits Peter H. Reynolds

Thanksgiving is celebrated in USA on the last Thursday of November. Families and friends gather around tables to feast and give thanks. 

Thanksgiving Day is an annual national holiday in the United States and Canada celebrating the harvest and other blessings of the past year. 

In the US Thanksgiving is celebrated on the fourth Thursday of November while in Canada nearly one month and a half earlier (second Monday of October). 

Thanksgiving has deep roots in religious tradition, but nowadays it is primarily celebrated as a secular holiday.

This holiday has origins dating back nearly 400 years when early American settlers met the Native American Wampanoag people.



Google doodle: Happy Thanksgiving 2016

"Evocative of American folk art, with quilt-like patterning and simple shapes, today’s Doodle, rendered in a rich harvest-colored palette, is an ode to this season of togetherness."

Thanksgiving Day traditionally kicks off the 'holiday season' in the United States. The day was set in stone by President Franklin D. Roosevelt in 1939 and approved by Congress in 1941. FDR changed it from Abraham Lincoln's designation as the last Thursday in November (because there are sometimes five Thursdays in the month).






The traditional history:

It was 1620 in Plymouth, Massachusetts when Mayflower colonists and the Wampanoag forged a partnership of necessity. Decimated by an epidemic and wary of the mightier Narragansett, their nearby enemies, the Wampanoag and the newcomers become allies. 





Thanksgiving
illustration of the mythological first Thanksgiving of 1621
Universal History Archive / Getty Images

The pilgrims were unfamiliar with Massachusetts’ natural resources and ill-equipped for survival - but Tisquantum, an English-speaking Patuxet Wampanoag, taught them how to hunt, gather shellfish, and plant corn, beans, and squash. 




Tisquantum helped the Plymouth colonists learn to cultivate corn


Following harvest in the fall of 1621, the settlers and the Wampanoag, celebrated what’s considered the “First Thanksgiving,” a three-day feast with wild duck, goose, turkey, deer, and barley ale.



Greetings card


Thanksgiving or Turkey Day:

Turkey has become the traditional Thanksgiving fare because at one time it was a rare treat. During the 1830s, an eight- to ten-pound bird cost a day’s wages. Even though turkeys are affordable today, they still remain a celebratory symbol of bounty. 
In fact, astronauts Neil Armstrong and Edwin Aldrin ate roast turkey in foil packets for their first meal on the Moon.  


Thanksgiving vocabulary


Education:

Thanksgiving is a great time to be thankful and appreciate who you have and what you have. 

It is a time for families to meet, socialize and enjoy each other's company, sometimes the only opportunity in a year. 

Some prefer it to Christmas because of less emphasis on consumerism. Thanksgiving, for most, is also a start of a four day weekend which is great, too.





Typical Thanksgiving food includes: pumpkins, yams (sweet potatoes), cranberries and of course an enormous turkey. Scientists recently discovered that Turkey contains a chemical called tryptophan, which causes sleepiness, which explains some, but not all of the napping that Americans do on Thanksgiving day. 

Thanksgiving meals famously include leftovers for the days or weeks after the meal, so you may be eating Turkey for a while. 

Most importantly, the president of the United States, officially pardons a live turkey every year in a televised ceremony, meaning that he or she will not be eaten this year.

So, to my usual readers from the United States, and they are in a great number - thank you! - Happy Thanksgiving to all!


G-Souto

24.11.2016
Copyright © 2016G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Creative Commons License
Schools : Happy Thanksgiving ! bG-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. 

sources:

credits: video CNN

Google Doodles
Almanach.com