Madonna
As Rosas Inglesas
(livro infantil)
créditos: Getty Images
Paul McCartney
Lá no Cimo das Nuvens
livro infantil, 2005
créditos: Paul McCartney
Gostaria, em jeito de partilha, de partilhar recursos e actividades, e falar sobre o impacto de figuras ligadas à música, cinema, e outros meios de comunicação, na motivação dos alunos para o gosto pela leitura, sobretudo aqueles que gostam menos de pegar num livro e ler.
Não, desta vez não vou escrever sobre Harry Potter. J.K.Rowling era professora. E passou pelo meu país como professora de Inglês.
Hoje quero escrever sobre cantores Pop que se dedicam, neste momento, a escrever para crianças e adolescentes.
Lá no Cimo das Nuvens
Paul McCartney, 2005
Geoff Dunbar & Philip Ardagh
Ensino:
Talvez deva ser mais clara! Pegar em livros escritos por cantores como Madonna, Paul McCartney ou Kylie Minogue, livros infanto-juvenis editados recentemente e ler curtos excertos, no início ou quase no final de aulas curriculares de Línguas, nomeadamente em aulas curriculares de Língua Portuguesa ou Línguas Estrangeiras, e criar "Cantos de Leitura", captou novos leitores que não se mostravam muito receptivos para a actividade de ler.
Talvez deva ser mais clara! Pegar em livros escritos por cantores como Madonna, Paul McCartney ou Kylie Minogue, livros infanto-juvenis editados recentemente e ler curtos excertos, no início ou quase no final de aulas curriculares de Línguas, nomeadamente em aulas curriculares de Língua Portuguesa ou Línguas Estrangeiras, e criar "Cantos de Leitura", captou novos leitores que não se mostravam muito receptivos para a actividade de ler.
Com esta pedagogia de leituras 'diferentes', isto é, não 'catalogadas', tenho captado muitos alunos para a competência da leitura. Formei assim um boa plêiade de cativados leitores que passaram a fruir do enorme encanto de ouvir ler histórias, de ler ou ler em voz alta com gosto, e até de saborear comprar livros com a sua própria 'semanada'.
A Pequena Sereia
Hans Christian Andersen
Nesta perspectiva mais aberta, criei uma nova dinâmica que não fez, de modo algum, afastar os alunos de histórias de encantar, contos tradicionais ou literatura infantil e juvenil de referência. Estes jamais serão ultrapassados, já que a beleza e o valor imanentes são de difícil equiparação.
Fazem parte do imaginário colectivo da humanidade. Avós, pais, já os leram e recordam com alegria junto dos netos e/ou filhos.
Relembro, por exemplo uma actividade que atraiu os jovens leitores para leituras quase esquecidas.
HCA Jubileu 2005
Hans Christian Andersen 1805-1875
Foi há bem pouco tempo que decorreram as Comemorações do Jubileu do Nascimento de Hans Christian Andersen (1805-2005). Quase todos os países do mundo aderiram às manifestações culturais projectadas pelo governo dinamarquês e pela HCA's House e pelo Museum Odense.
A Biblioteca Nacional de Portugal participou com uma esplêndida Exposição dedicada a Hans Christian Andersen, agora virtual. E a partir destes recursos educativos digitais, desenvolvemos em sala de aula, momentos encantadores de leitura. Veja-se os projectos desenvolvidos aqui
A Fada Oriana
Sophia de Mello Breyner
créditos: Figuerinhas
Mas, de modo algum deixaria esquecidas as mais belas histórias que Sophia de Mello Breyner Andresen escreveu para crianças.
Continuam a fazer parte dos meus itinerários pedagógicos, quase poéticos e, cada (re)leitura me abre novos caminhos de exploração vivencial que procuro transmitir com emoção e empenhamento aos meus alunos que vão redescobrindo ou adquirindo competências de leitura em aulas curriculares.
Evocação belíssima de extasiante imaginação, frondosa e nobre lexicologia, em que os aromas se remisturam de memórias de infância e saberes da autora, abrindo assim espaços fantásticos na criatividade de jovens de várias gerações. Esta é a Sophia que continua a deixar-nos encantados.
A Floresta
Sophia de Mello Breyner
créditos: Figueirinhas
São referências fundamentais da literatura infantil e juvenil portuguesa, universal, traduzidas já em várias línguas.
Estava, no entanto, perante uma geração diferente: jovens ligados ao futuro, ao imediato, às tecnologias - mp3, iPods, Myspace ou Tagen. Chegavam às escolas os nativos digitais.
Uma coisa traziam em comum! Dificilmente liam com gosto, e juntando a isso um certo desencanto, absorvido pelo consumo rápido e descartável, de jogos, redes sociais, e ainda na altura 'consumidores' de filmes e séries na televisão.
Trazê-los para o gosto natural da leitura, manusear e ler livros impressos, continua a ser a minha utopia. Utopia que se tornou uma realidade. Os alunos voltaram a gostar de ler, com muito gosto!
E notou-se ainda mais durante e após a pandemia, via TikTok ! Imaginem !
Sou uma leitora compulsiva, inabalável, apaixonada, e vivo imersa no encanto das histórias contadas pelas páginas aromatizadas de um livro impresso.
Colocados perante o meu enorme gosto de ler, transmitido mesmo sem querer, oferecendo-lhes outras leituras, a partir de obras tradicionais e histórias escritas por cantores Pop, ei-los devoradores de livros, também!
- Actividades:
O meu primeiro passo para cativar os novos alunos, foi perfumar os últimos momentos ou curtas pausas de dispersão, em aulas longas - os 'malvados' blocos de 90 minutos - com a leitura de curtos excertos de livros, sempre diferentes. E deixo que fiquem em suspenso...
As minhas primeiras obras alternativas foram As Rosas Inglesas, de Madonna e Lá no Cimo das Nuvens de Paul McCartney, editados por editoras de grande prestígio, como Publicações Dom Quixote e Editorial Presença, respectivamente.
The Showgirl Princess
Kylie Minogue
illustrations: Swan Park
photos of Minogue: William Baker
Posteriormente apareceu o livro de Kylie Minogue que, nesse momento, travava uma luta contra o cancro. Uma fotomontagem da cantora muito ao gosto das alunas que sonham vir a cantar.
Certo é que esta ligação livros/música teve e tem uma enorme influência no imaginário dos jovens leitores.
Com aquele brilho quase imperceptível no olhar, via-os trazer para as aulas outros livros que iam tentando descobrir por si próprios - o que acho óptimo! - pois eu só pretendia despertá-los para essa aventura maravilhosa. Ler!
Faziam-no com encantamento e grande alegria espelhada nos rostos. E envolviam-me com gestos soltos, vozes chilreantes:
- Professora, já comprei O meu primeiro livro Dom Quixote!
- Fui à biblioteca requisitar O Príncipezinho e estou a ler!
- Descobri lá em casa as Fábulas de La Fontaine. Posso ler?
Os mais indecisos, ainda perguntavam:
- Ó Professora! Quero comprar um livro! Tem alguma sugestão?
E lá ia relembrando outras histórias, já que tinha e continuo a ter a preocupação linda de passear frequentemente pelas livrarias, na descoberta de novos livros para lhes poder oferecer como leituras.
Ao mesmo tempo, o meu sorriso rasgava-se como um céu pintado de azul indigo.
(texto original, publicado em 05.02.2006)
Nota de rodapé - Levava sempre um livro diferente na pasta e, quando começava as aulas, poisava-o distraidamente sobre a mesa, entre os livros e outros documentos.
Os indigos, ou nativos digitais, curiosos como só eles, vinham de mansinho espreitar os meus gostos... fazia de conta que nem dava por nada! Eles adoravam e fugiam de novo para os seus lugares.
- Professora! Hoje não lê?! - perguntavam em determinado momento.
Os nativos digitais passaram a trazer, tantas vezes, um livro e colocavam-no bem visível em cima da suas mesas.
Ah! Também já se habituaram a distinguir a importância de uma 1ª edição! Não acham uma delícia?
- Books & Singers: English version for teachers
- Education:
On the first part of this publication I explained in Portuguese (my mother language) how I could motivate poor readers, including books written by Pop singers into Languages curricula and the importance of reading aloud in the classroom.
High in the Clouds
Paul McCartney, 2005
Geoff Dunbar & Philip Ardagh
Young students, the first digital natives were not very found about reading books. They loved the first smartphones, iPods, internet and games.
As a strategy, I included some books written by Pop singers into school curriculum: The English Roses or Mr. Peabody's Apples by Madonna or High in the Clouds by Paul McCartney:
The Showgirl Princess
Kylie Minogue, 2006
illustrations: Swan Park
credits: Getty Images
Later, Kylie Minogue's book Showgirl Princess. She was fighting a cancer and this magical picture book sees Kylie become a Showgirl Princess - with the help from her friends!
The book is aimed at girls aged six and upwards and is based on Minogue's life.
A gorgeous illustrated and photomontage features exclusive new photos of Kylie teamed with gorgeous illustrations after her cancer battle and bring to life Kylie's very first book for children.
The Showgirl Princess
Kylie Minogue, 2006
illustrations: Swan Park
photos of Minogue: William Baker
Students love iconic celebrities who write for children and youth. Some that I've read are good; others as sluggish as the career lull that inspired them.
The importance of this children's books written by celebrities is crucial for some special students. These books are often the best motivation to poor readers between our students.
The importance of this children's books written by celebrities is crucial for some special students. These books are often the best motivation to poor readers between our students.
G-Souto
25. 07.2006
update 15.09.2024
Copyright © 2006G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®
Copyright © 2006G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®
Escolas : Livros e Pop singers ? Estratégia(s) para jovens leitores (bilingual publication) by G-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.