Agustina Bessa Luís
créditos: RTP
"Ama-se a palavra, usa-se a escrita, despertam-se as coisas do silêncio em que foram criadas. Escrever é corrigir a fortuna, que é cega, com um júbilo da Natureza, que é precavida."
Agustina Bessa-Luís, 'Contemplação Carinhosa da Angústia, 2000
Agustina Bessa-Luís, 'Contemplação Carinhosa da Angústia, 2000
É verdade! Continuo a escrever menos em Português. Segundo o perfil de leitores, assim vou escrevendo. Estados Unidos é o país de onde chegam a maioria substancial de leitores, seguido de França, e agora mais Portugal. Por isso, escrevo em Inglês, em Francês e também em Português.
Tenho escrito em português com mais frequência. Sobretudo quando se trata de introduzir leituras. Quase sempre. acerca de escritores lusófonos ou traduzidos para a nossa língua e que fazem ou podem fazer parte dos currículos escolares.
Foi o caso de Vasco Graça Moura, Manuel António Pina. E ultimamente de escritores mundiais cujas obras de literatura juvenil têm sido traduzido para Português: William Faulkner e Dan Brown, apenas para enunciar os últimos.
Mas hoje, é momento de escrever sobre a grande Agustina Bessa Luís e algumas das suas obras leccionadas nas escolas portuguesas, para diferentes níveis de escolaridade.
Agustina Bessa Luís
créditos: André Carrilho
Agustina Bessa Luís celebrou no passado dia 15 Outubro, 95 anos. Na impossibilidade de parabenizar a autora pessoalmente, dado que já se encontra doente há vários anos, ficam aqui os votos sinceros, através de alguns dos livros que li e são incluídos nos currículos de Língua Portuguesa (Ensino Básico, 2º e 3º ciclos) e nos currículos de Literatura Portuguesa (Ensino Secundário e Vocacional).
Admiro Agustina, não só pela obra, mas também como pela pessoa. Tive o imenso privilégio de a conhecer, de conviver um pouco com a autora e de dialogar por mais do que uma vez. Serena, alegre, afectuosa, sensível.
Relembrar Agustina e a livraria Bertrand (Boavista), onde nos encontrámos muitas vezes. Agustina gostava de conversar com seus leitores, tinha um trato afável, e desenvolvia facilmente um diálogo a propósito de livros, vida, factos, pessoas.
Acontecia ao final da tarde, depois das aulas. Fazia a minha ronda pelos livros. E as nossas conversas eram de grande importância para uma leitora como eu.
Acontecia ao final da tarde, depois das aulas. Fazia a minha ronda pelos livros. E as nossas conversas eram de grande importância para uma leitora como eu.
Posteriormente, fui convidada a ir a sua casa para falarmos sobre a sua participação num Encontro sobre Literatura e Música do curso de Literatura Portuguesa (Ensino Secundário) na Escola Profissional de Música do Porto, fundada pela Professora Hélia Soveral.
O seu último romance, A Ronda da Noite. Um quadro de Rembrandt e a sua interpretação, levam Agustina a elaborar uma requintada narrativa sobre a história ficcionada da família Nabasco, seus amores e dramas, suas vivências, a par da presença indelével das personagens presentes na tela de Rembrandt, precisamente com o mesmo nome, Ronda da Noite .
"Às vezes, enquanto descia as escadas,Maria Rosa ia olhar para a e, apoiada à sua bengala, olhava para Saskia vendo nela parecenças com Margô. 'Era destas mulheres em que não se apaga o pecado original', pensava. No fundo, são precisas cem vidas para ajuizar duma pessoa..."
Agutina Bessa-Luís, A Ronda da Noite, Guimarães Editores, 2006
Recursos: Vídeo
Ver vídeo da minha colega de curso, Dra. Fátima Marinho, sobre Agustina, A Sibila e outras obras.
Ensino:
Notas biográficas:
Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de Outubro de 1922. A sua infância e adolescência foram passadas nessa região, cujo ambiente marcará fortemente a obra da escritora.
Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado, tendo desde então mantido um ritmo de publicação pouco usual nas letras portuguesas, contando até ao momento com mais de meia centena de obras.
Mundo fechado
Agustina Bessa-Luís, 1948
É em 1954, com o romance A Sibila, que Agustina Bessa-Luís se impõe como uma das vozes mais importantes da ficção portuguesa contemporânea.
"Conjugando influências pós-simbolistas de autores como Raul Brandão na construção de uma linguagem narrativa onde o intuitivo, o simbólico e uma certa sabedoria telúrica e ancestral, transmitida numa escrita de características aforísticas, se conjugam com referências de autores franceses como Proust e Bergson, nomeadamente no que diz respeito à estruturação espácio-temporal da obra, Agustina é senhora de um estilo absolutamente único, paradoxal e enigmático."
Prémios:
Agustina Bessa-Luís foi distinguida com o Prémio Vergílio Ferreira, 2004, atribuído pela Universidade de Évora, pela sua carreira como ficcionista. E ainda com o Prémio Camões, 2004, o mais alto galardão das letras portuguesas.
Eduardo Prado Coelho (1944-2007), um dos jurados dessa edição do Prémio Camões, definiu Agustina como “uma extraordinária cronista com sentido de humor e uma visão original e, por vezes, desconcertante da literatura”.
Em 2015, foi ainda distinguida com o Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos, 2015, entre muitos outros. Em 1975 foi distinguida com o Prémio Adelaide Ristori do Centro Cultural Italiano de Roma, bem como a Distinção Officier des Arts et des Lettres atribuído pelo Governo Framcês, 1989.
Eduardo Prado Coelho (1944-2007), um dos jurados dessa edição do Prémio Camões, definiu Agustina como “uma extraordinária cronista com sentido de humor e uma visão original e, por vezes, desconcertante da literatura”.
Em 2015, foi ainda distinguida com o Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos, 2015, entre muitos outros. Em 1975 foi distinguida com o Prémio Adelaide Ristori do Centro Cultural Italiano de Roma, bem como a Distinção Officier des Arts et des Lettres atribuído pelo Governo Framcês, 1989.
A Ronda da Noite
Agustina Bessa Luís
Guimarães Editores, 2006
O seu último romance, A Ronda da Noite. Um quadro de Rembrandt e a sua interpretação, levam Agustina a elaborar uma requintada narrativa sobre a história ficcionada da família Nabasco, seus amores e dramas, suas vivências, a par da presença indelével das personagens presentes na tela de Rembrandt, precisamente com o mesmo nome, Ronda da Noite .
"Às vezes, enquanto descia as escadas,Maria Rosa ia olhar para a e, apoiada à sua bengala, olhava para Saskia vendo nela parecenças com Margô. 'Era destas mulheres em que não se apaga o pecado original', pensava. No fundo, são precisas cem vidas para ajuizar duma pessoa..."
Agutina Bessa-Luís, A Ronda da Noite, Guimarães Editores, 2006
Recursos: Vídeo
Ver vídeo da minha colega de curso, Dra. Fátima Marinho, sobre Agustina, A Sibila e outras obras.
Agustina Bessa Luís
Ensino:
Falar de Agustina a quem foi atribuido o Prémio Camões, 2004, e que tantos de nós lemos com os alunos nos currículos de Língua Portuguesa, ou de Literatura Portuguesa, por gosto, por admiração - mais do que por obrigação do cumprimento de programas de leituras 'obrigatórias' - tantas vezes tão descontextualizadas do perfil actual dos nossos alunos - é-me muito grato.
Aos professores compete fazer uma selecção pessoal de obras que poderão ser adaptadas ao perfil/turma dos níveis que leccionam, embora os exames nacionais nos limitem.
Aos professores compete fazer uma selecção pessoal de obras que poderão ser adaptadas ao perfil/turma dos níveis que leccionam, embora os exames nacionais nos limitem.
A Sibila
Agustina Bessa Luis
https://www.fnac.pt/
Relembrar Agustina faz parte do meu mundo afectivo ligado aos livros. Naquele ano, talvez 2006, líamos A Sibila no curso de Literatura Portuguesa (Ensino Secundário) da Escola Profissional de Música do Porto, fundada pela Professora Hélia Soveral.
Em nome dos alunos e em meu próprio nome, já que tinha proposto um "Encontro Literatura & Música" à directora da Escola, fiz o convite a Agustina para participar nesse singelo Encontro entre a Literatura e a Música.
Acedeu de imediato com simpatia ao convite. Depois da nossa conversa em sua casa, numa tarde linda que sempre guardarei na minha memória afectica, Agustina compareceu na escola à hora prevista.
E em diálogo feito de leituras, diálogos e música, a partir de Sibila, falou dos seus livros. A Sibila (obra estudada na turma) e de outros livros e temas. Os alunos dialogaram com a escritora e alguns ofereceram momentos musicais dos instrumentos que estudavam.
Um dia que ficou na memória de todos nós. E talvez da autora, quem sabe?
E em diálogo feito de leituras, diálogos e música, a partir de Sibila, falou dos seus livros. A Sibila (obra estudada na turma) e de outros livros e temas. Os alunos dialogaram com a escritora e alguns ofereceram momentos musicais dos instrumentos que estudavam.
Um dia que ficou na memória de todos nós. E talvez da autora, quem sabe?
- Alguns dados: A Sibila
A Sibila é um romance que olha de frente para o ser humano, sem o subtrair aos costumes, às tradições enraizadas - família, comunidade, religião - e ao preconceito em que cada ser se molda.
É através deste olhar que surge Quina, a Sibila, uma personagem única na sua complexidade, onde "o humano é exemplo desse redemoinho de forças, através do qual se abre um conflito - o conflito de estar vivo e o que isso implica de luta, aceitação e incomunicabilidade."
A Sibila
Agustina Bessa Luis
Guimarães Editores
Guimarães Editores
O título remete para as figuras clássicas das 'sibilas', como a Delfos, a mais célebre de todas. Também para a protagonista Joaquina Teixeira - Quina.
O romance não narra a história do nascimento à morte da protagonista. Conta a vida de duas gerações anteriores da família Teixeira e de uma posterior e, ainda de outras famílias e amigos próximos desta.
A Sibila é uma das primeiras obras 'feministas' (no bom termo do que isso possa implicar, até porque Agustina detestava a palavra 'feminista') na literatura portuguesa.
Não se pode falar de escritoras que contribuíram para repensar a condição feminina, sem reflectir sobre a obra de Agustina Bessa-Luís.
O romance não narra a história do nascimento à morte da protagonista. Conta a vida de duas gerações anteriores da família Teixeira e de uma posterior e, ainda de outras famílias e amigos próximos desta.
A Sibila é uma das primeiras obras 'feministas' (no bom termo do que isso possa implicar, até porque Agustina detestava a palavra 'feminista') na literatura portuguesa.
Não se pode falar de escritoras que contribuíram para repensar a condição feminina, sem reflectir sobre a obra de Agustina Bessa-Luís.
O romance venceu o Prémio Delfim Guimarães e o Prémio Eça de Queiroz.
Nível de ensino:
Ensino Secundário e Ensino Vocacional.
Nível de ensino:
Ensino Secundário e Ensino Vocacional.
Agustina Bessa-Luís
Mas há outros livros que podem ser estudados nos vários níveis curriculares de ensino.
- Livros : Ensino Básico: 2º / 3º ciclos
Vento, Areia e Amoras Silvestres
Agustina Bessa Luís
Vento, Areia e Amoras Bravas de Agustina Bessa Luís, obra recomendada para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma, pelo Plano Nacional de Leitura.
Resumo:
«Vento, Areia e Amoras Bravas» é um título interactivo. Todo ele mexe e convida a dançar e arrasta o movimento da juventude que depois vai conduzir à idade adulta. A toga vai suceder à sandália e o cinto desatado, que correspondem à história radiosa de Lourença.
Agustina Bessa Luís
Lourença não quer esquecer a infância nem o vento furibundo que tenta dispersar os pequenos sinos da salvação mais espirituosa, a salvação da descoberta.
Volta Dentes de Rato como uma gota de azougue imóvel na palma da mão. Estará imóvel ou apenas encantada? Veremos. Veremos… que as histórias são para explicar estas coisas. A leitura fez-se para encher o silêncio de mágica.
Livro encantador que remete para a minha própria infância e que li com turmas de 8º e 9º anos nas aulas curriculares de Língua Portuguesa.
Vento, Areia e Amoras Silvestres foi uma das nossas conversas na livraria onde nos encontrámos. E como já o tinha lido, solicitei à escritora que autografasse um exemplar, (embora tivesse o livro já adquirido, em casa). De imediato aceitou. E ao saber das minhas memórias de infância, escreveu uma dedicatória muito afectuosa que mais tarde, partilhei com os alunos quando estudámos a obra.
Nível de ensino:
Ensino Básico: 3º ciclo.
Nível de ensino:
Ensino Básico: 3º ciclo.
Lourença tinha três irmãos. Todos aprendiam a fazer habilidades como cãezinhos, e tocavam guitarra ou dançavam em pontas dos pés. Ela não. Era até um infeliz para aprender,tinha algumas dificuldades, e admirava-se de que lhe quisessem ensinar tantas coisas aborrecidas e que ela tinha de esquecer o mais depressa possível.
O que mais gostava de fazer era comer maçãs e deitar-se para dormir. Mas não dormia. Fechava os olhos e acontecia-lhe então uma aventura bonita, e conhecia gente maravilhosa...
Assim começa este livro que Agustina Bessa-Luís escreveu para os leitores mais novos. Se lermos um pouco mais, ficamos a saber por que razão Lourença era conhecida como "Dentes de Rato" e muitas outras coisas.
As últimas edições têm ilustração de Mónica Baldaque, neta da escritora. O livro é um clássico da literatura infantil e juvenil portuguesa. E os alunos aderem com gosto à obra.
Níveis de ensino:
Ensino Básico : 2º e 3º ciclos.
As Meninas
Agustina Bessa-Luís
ilustrações: Paula Rego
Guerra & Paz, 2008
"A obra de Paula Rego parte das Meninas como um barco para o país da utopia."
Agustina Bessa-Luís
Do encontro de Paula Rego e Agustina Bessa-Luís surgiu uma obra única, As Meninas.
"Quando pego na pena para escrever sobre Paula Rego, faço-o como se reatasse um antigo encontro. Desde a infância. Lentamente, desdobro as pregas dessa vida de menina e em muitos detalhes eu estou lá".
"Quando pego na pena para escrever sobre Paula Rego, faço-o como se reatasse um antigo encontro. Desde a infância. Lentamente, desdobro as pregas dessa vida de menina e em muitos detalhes eu estou lá".
Aclamado pela crítica, o livro regressa às livrarias, em novo formato.
«Nunca tinha lido nada da Agustina Bessa-Luís. Só agora é que a estou a ler. E escreve muito bem. Tem uma escrita extremamente visual. Vêem-se imagens muito fortes no livro.»
Paula Rego, in Expresso
Nível de ensino:
Ensino Básico : 2º ciclo.
- Outras Obras para estudo em diferentes níveis curriculares e currículos ensino:
Fanny Owen
Agustina Bessa-Luís
Fanny Owen com prefácio de Hélia Correia é uma obra que se se enquadras no Ensino Secundário.
"Pois nele se realiza aquele encontro, proibido pelas leis do devir físico, entre Camilo Castelo Branco e Agustina. (…) Está claro que teriam de nascer em dois tempos diferentes, pois a coexistência arrastaria um desastre, no sentido sideral desta palavra. Ainda assim, a relação entre eles é turbulenta, visceral, excitante. Vê-se o quanto Agustina admira o homem, como o entende, como o desmascara, como se irrita quase que domesticamente com as suas fraquezas de carácter. Se existe um par na literatura é este, não a Sand e o Musset, a quem o próprio espectáculo do amor prejudicou."
Do Prefácio de Hélia Correia
Fanny Owen é uma história verídica passada em 1850 entre José Augusto Pinto de Magalhães (proprietário da quinta do Lodeiro, poeta, rapaz triste e desinteressado da vida), Fanny Owen (filha do coronel Owen, auxiliar e conselheiro militar de D. Pedro aquando das lutas liberais) e o próprio Camilo Castelo Branco, com apenas vinte e três anos.
Níveis de ensino: Ensino Básico (9º ano); Ensino Secundário (10º ano).
Manoel de Oliveira adaptou-o ao cinema num filme com o título Francisca (1981), recurso digital que pode complementar o estudo da obra.
Níveis de ensino: Ensino Básico (9º ano); Ensino Secundário (10º ano).
Agustina com o cineasta Manoel de Oliveira
créditos: Autor não identificado
- Filme: Francisca de Manoel de Oliveira
Manoel de Oliveira adaptou-o ao cinema num filme com o título Francisca (1981), recurso digital que pode complementar o estudo da obra.
Camilo
Génio e Figura
Agustina Bessa Luís
O seu fascínio estende-se para além do romancista, e vai ao encontro do homem. Camilo teve uma vida atribulada, passional e impulsiva. Uma vida tipicamente romântica.
Ao vasto panorama das obras sobre o autor de “Amor de Perdição”, soma-se este livro de Agustina Bessa-Luís.
Em “Camilo: Génio e Figura” encontram reunidos os mais representativos textos camilianos da autora. Também, artigos, ensaios e conferências. E duas peças de teatro inéditas.
Francisca
Manoel de Oliveira, 1981
argumento: Fanny Owen de Agustina Bessa Luís
Manoel de Oliveira adaptou Fanny Owen ao ao cinema no filme com o título Francisca, (1981), recurso digital que pode complementar o estudo desta obra em currículos escolares do secundário.
"É um romance conduzido até mim através duma ideia que não me ocorreu a mim. Foi o caso de me terem pedido os diálogos para um filme cujo assunto seria Fanny Owen. Para escrever os diálogos tive que conhecer as circunstâncias que os inspirassem, e a história que os comporta. Assim nasceu o livro e o escrevi".
Agustina, in Prefácio
O filme baseia-se em factos verídicos ocorridos no século XIX, no meio de uma juventude boémia, mas intelectual do Porto, da qual fazia parte o escritor Camilo Castelo Branco.
É a vida de um jovem, filho dum oficial inglês que se deixara enredar no amor, provocando-lhe o fatalismo e a desgraça.
Camilo, de novo! Agustina tinha grande admiração pelo escritor. E nele encontrou muitas referências para os seus livros.
É a vida de um jovem, filho dum oficial inglês que se deixara enredar no amor, provocando-lhe o fatalismo e a desgraça.
Fanny Owen
Agustina Bess-Luís
adaptação Manoel de Oliveira
via Alfarrabista
Camilo, de novo! Agustina tinha grande admiração pelo escritor. E nele encontrou muitas referências para os seus livros.
"Há uma ambiguidade em Francisca que a confunde, a perturba, envolvendo o espectador numa teia de excitações que não chegam a concretizar-se."
O olhar da câmara de Manoel de Oliveira percorre com lentidão os jardins, lagos, lugares que se personificam no olhar das personagens.
Conversas/ vídeos:- Recursos digitais: Ensino Secundário
Manoel de Oliveira e Augustina Bessa-Luís, um filme de Daniele Segre, 2005
Portugal de Agustina
- Cinema/ Literatura
Francisca, de Manoel de Oliveira, e A Corte do Norte, de João Botelho são filmes baseados nas obras da escritora, Fanny Owen e A Corte do Norte
A Corte do Norte
João Botelho, 2008
Realizado por João Botelho e adaptado do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, o filme retoma um projecto antigo do malogrado realizador José Álvaro Morais (1943-2004).
Manoel de Oiveira e Agustina Bessa-Luís estabeleceram ao longo dos anos, uma relação de parceria e amizade.
Manoel de Oliveira adaptou vários dos livros de Agustina ao grande ecrã. Além de Francisca (Fanny Owen); Vale Abraão / Vale Abraão); O Convento /As Terras do Risco); O Princípio da Incerteza / Jóia de Família); Espelho Mágico / A Alma dos Ricos).
Cinema e literatura sempre caminham bem, lado a lado, tal como literatura e música. Mas isso, levar-me-ia mais longe.
Nota: Todos estes DVDs poderão ser encontrados em Mediatecas escolares ou Biblioteca municipais. Também na RTP Arquivos.
Recursos educativos digitais que não devem ser ignorados pelos professores, na preparação do estudo destas obras de Agustina.
Manoel de Oiveira e Agustina Bessa-Luís estabeleceram ao longo dos anos, uma relação de parceria e amizade.
Vale Abraão
Agustina Bessa Luís
Guimarães Editores
Manoel de Oliveira adaptou vários dos livros de Agustina ao grande ecrã. Além de Francisca (Fanny Owen); Vale Abraão / Vale Abraão); O Convento /As Terras do Risco); O Princípio da Incerteza / Jóia de Família); Espelho Mágico / A Alma dos Ricos).
O Princípio da Incerteza
Agustina Bessa-Luís
adaptação Manoel de Oliveira
Cinema e literatura sempre caminham bem, lado a lado, tal como literatura e música. Mas isso, levar-me-ia mais longe.
Nota: Todos estes DVDs poderão ser encontrados em Mediatecas escolares ou Biblioteca municipais. Também na RTP Arquivos.
Recursos educativos digitais que não devem ser ignorados pelos professores, na preparação do estudo destas obras de Agustina.
Ensaios e Artigos (1951-2007
Série Cultura Portuguesa
edições Fundação Calouste Gulbenkian
Os três volumes reúnem crónicas, ensaios, alguns contos, vários textos que se enquadram na literatura de viagens, respostas a inquéritos, artigos da mais diversa índole, portanto.
Não há organização que permita diagramar um tão vibrante caos, tantos sinais de uma relação expansiva do quotidiano. Agustina surge aqui como a imponente mulher-a-dias que dispensa a cada objeto da sua atenção um hausto vital. Estes textos têm o seu génio ao desbarato, e são exemplos da prodigalidade do intenso.
Não há organização que permita diagramar um tão vibrante caos, tantos sinais de uma relação expansiva do quotidiano. Agustina surge aqui como a imponente mulher-a-dias que dispensa a cada objeto da sua atenção um hausto vital. Estes textos têm o seu génio ao desbarato, e são exemplos da prodigalidade do intenso.
Agustina : Vida e Obra, exposição
- Outros Recursos: Homenagem a Agustina Feira Livro Porto/ Exposição:
Em 2015, A CM Porto homenageou Agustina Bessa Luís na Feira do Livro desse ano. A Agustina foi atribuida uma tília plantada na Avenida das Tílias.
Escrevo para desiludir com mérito,
que é a maneira de se fazer lembrar
com virtude.
Agustina, Contemplação Carinhosa da Angústia
- Exposição 2015: Agustina Bessa-Luís - Vida e Obra
A Exposição dedicada a Agustina - Agustina Bessa-Luís, vida e obra - esteve patente no foyer do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Uma exposição documental sobre a vida e obra de Agustina Bessa‑Luís que visitei como o roteiro literário das minhas próprias memórias de Agustina.
Uma exposição documental sobre a vida e obra de Agustina Bessa‑Luís que visitei como o roteiro literário das minhas próprias memórias de Agustina.
Deixo o trailer da exposição que poderá ser explorada em sala de aula. É possível que o Pelouro da Cultura da CMP possa ter outros recursos acerca desta exposição.
Mostra bibliográfica 2017: As múltiplas faces de Agustina Bessa-Luís
Mostra As múltiplas faces de Agustina Bessa-Luís
Está a decorrer uma Mostra de Tributo a Agustina Bessa-Luís, promovida pelo Município de Ponte do Lima que está a decorrer desde 02 Outubro e se prolonga até 23 Dezembro 2017.
Intitulada As múltiplas faces de Agustina Bessa-Luís, a mostra congrega dois painéis informativos que permitirão a visitantes conhecer o essencial da vida e obra da autora.
Uma oportunidade para professores e alunos de apreciar ainda uma selecção de livros da escritora amarantina que tem um lugar de destaque nas letras de expressão lusófona pela "singularidade do estilo e pela revolução da forma".
Escolas:
Recurso pedagógico que as escolas situadas perto não devem perder. A organizar visitas de estudo.
Contactos aqui
Excedi a dimensão deste post, mas escrever sobre Agustina Bessa-Luís para currículos escolares não é tarefa fácil. Há tanta coisa a propor perante a obra vastíssima de Agustina!
Espero que vos sejam úteis estes recursos educativos, alguns deles digitais, para a preparação de lições de vários níveis curriculares.
Hoje, dia 3 de Junho 2019, Agustina Bessa-Luís morreu. Completara 96 anos no dia 15 de Outubro 2018.
“Se há génio, é Agustina. Se há mistério literário, é Agustina. Se há alguém que não morre, é Agustina.”
Hélia Correia, in Ípsilon/ Cultura
Intitulada As múltiplas faces de Agustina Bessa-Luís, a mostra congrega dois painéis informativos que permitirão a visitantes conhecer o essencial da vida e obra da autora.
Uma oportunidade para professores e alunos de apreciar ainda uma selecção de livros da escritora amarantina que tem um lugar de destaque nas letras de expressão lusófona pela "singularidade do estilo e pela revolução da forma".
Escolas:
Recurso pedagógico que as escolas situadas perto não devem perder. A organizar visitas de estudo.
Contactos aqui
Agustina Bessa-Luís [1922-2019]
créditos: Daniel Rodrigues
via Expresso/ Cultura
Excedi a dimensão deste post, mas escrever sobre Agustina Bessa-Luís para currículos escolares não é tarefa fácil. Há tanta coisa a propor perante a obra vastíssima de Agustina!
Espero que vos sejam úteis estes recursos educativos, alguns deles digitais, para a preparação de lições de vários níveis curriculares.
Homenagem a Agustina Bessa-Luís
créditos: Livraria Lello, 2018
Hoje, dia 3 de Junho 2019, Agustina Bessa-Luís morreu. Completara 96 anos no dia 15 de Outubro 2018.
“Se há génio, é Agustina. Se há mistério literário, é Agustina. Se há alguém que não morre, é Agustina.”
Hélia Correia, in Ípsilon/ Cultura
Cabe aos professores seleccionar as obras a ler, segundo os currículos que leccionam e perfil dos alunos/ turma.
O importante é mesmo homenagear Agustina, uma das maiores romancistas da literatura, através da leitura dos seus livros. Trata-se de uma das escritoras mais importantes da Literatura Portuguesa. E muito admirada fora de fronteiras.
Centenário Agustina Bessa-Luís
E por falar em homenagear Agustina, iniciaram-se ontem, dia 15 Outubro 2022 as Celebrações do Centenário, em Amarante, terra natal da escritora.
Há muitos eventos a decorrer. Os professores podem consultar a programação no site oficial Agustina 100º de modo a inserir nos currículos todos os eventos possíveis, de modo a implicar os alunos nas diferentes actividades.
Mural 'Para Agustina - Extravagante Retrato de Família'
via RTP
"Fim - o que resta é sempre o princípio feliz de alguma coisa."
Agustina Bessa-Luís, in Dicionário Imperfeito, 2008
G-Souto
14.11.2017
actualizado 16.10.2022
Agustina Bessa-Luís, in Dicionário Imperfeito, 2008
G-Souto
14.11.2017
actualizado 16.10.2022
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