120th Birthday Enid Blyton
"Most of the living generations have read some of the collections of adventure books written by the English author Enid Blyton. The collection The Five will be the most read, among other stories of adventures and diverse characters, among them the Noddy (fictitious personage created, originally published between 1949 and 1963)."
Assinalam-se este ano 2017, Enyd Blyte (1897-1965): 75 anos de Os Cincos. A
Biblioteca Nacional de Portugal apresenta a Mostra Enyd Blyte (1897-1965): 75 anos de Os Cincos.
Foi inaugurada a 24 Julho está patente para as escolas e público em geral até 07 Outubro 2017.
A Mostra terá um Colóquio em 3 Outubro 2017 no Auditório da BNP com entrada livre,pelas 17:00 horas.
Enyd Blyte
créditos: BnP
O cartaz da Mostra da Biblioteca Nacional que celebra os 75 anos do nascimento dos clássicos de Enid Blyton é a capa de um livro intitulado Os Cinco e a Ciganita.
Enid Blyte
Enid Blyton é uma das autoras inglesas mais conhecidas e lidas em todo o mundo. Os mundos possíveis que criou nas mais de 600 obras que escreveu marcaram o imaginário de sucessivas gerações de leitores.
A escritora começou a publicar poemas em 1917 e diversos livros juvenis na década de 20, tendo vendido até hoje mais de 600 milhões de exemplares das suas obras em todo o mundo.
Noddy Goes to Toyland
Enid Blyton, 1949
llustrations: Harmsen Van der Beek
"2017 marks 75 years since The Famous Five set off for Treasure Island in the first of the hugely-popular Enid Blyton series."
A mostra bibliográfica celebra simultaneamente o 75.º aniversário das primeiras aventuras de Os Cinco e os 120 anos do nascimento de Enid Blyton (1897-1968), criadora dessa colecção de personagens como Noddy.
O primeiro título da série, Os Cinco na Ilha do Tesouro, foi publicado em 1942. Embora o objectivo da autora passasse por incutir nos adolescentes valores como honestidade, lealdade ou bondade, pelos padrões actuais, Os Cinco podem suscitar algumas reservas.
«Uma das críticas que fizeram a Enid Blyton dizia respeito à forma muito simplista como ela descrevia os ciganos e todos os estrangeiros»
Rogério Miguel Puga, comissário da Mostra
Blyton foi considerada «elitista, xenófoba, racista», (...) «A partir dos anos 50 ela é um bocado posta de lado, até pela crítica feminista. Representa uma sociedade muito direitinha, muito desinfectada, uma família de classe média inglesa».
Rogério Miguel Puga, comissário da Mostra
Rogério Miguel Puga, comissário da Mostra
O imaginário das aventuras das personagens de Blyton é caracterizado pelo suspense, pelo ultrapassar do obstáculo, pela relação do ser humano com a natureza, por uma visão moral(izada) do universo e pela reposição da ordem final, sempre em paisagens (naturais e culturais) marcadamente britânicas.
Enid Blyton
credits: unknown
Biografia:
Enid Mary Blyton nasceu a 11 de Agosto de 1897, na zona Este de Dulwich em Londres. Com alguns meses de idade a sua família mudou-se para Beckenham em Kent.
Aí, Enid e os seus irmãos, Hanly e Carcey passaram a sua infância, na época uma localidade calma e rural.
Enid apreciava a natureza, e sempre recordou os passeios com o pai Thomas Blyton. Ele ensinou-lhe tudo sobre a natureza, animais, insectos, aves e plantas.
The Enchanted Wood
1ª história mágical série Magic Faraway Tree
O seu entusiasmo pelo estudo da natureza foi muito importante para o resto da sua vida. E aplicou os seus conhecimentos em muitos livros, histórias poemas e artigos.
Enid gostava também muito de ler. Incentivada pelo pai, começou a inventar a suas próprias histórias e poemas. Quando os pais se separaram, Enid teria 13 - 14 anos.
Mais tarde, Enid Blyton estudou para professora primária. Mas cedo se apercebeu que essa não era a sua vocação. E começou a escrever com mais seriedade. No entanto, teve, no início dificuldades em encontrar uma editora, tal como J.K. Rowling.
Child Whispers
Enid Blyton
O seu primeiro livro Child Whispers, livro de versos, surgiu em 1922. Seguiram-se Real Fairies: Poems (1923), Responsive Singing Games (1923), The Enid Blyton Book of Fairies (1924), Songs of Gladness (1924) e The Zoo Book (1924).
Em 1924 casou-se com o editor do departamento de livros da George Newnes, Hugh Pallack. Enid Blyton divorciou-se em 1942.
Five on a Treasure Island
Enid Blyton, 1942
Durante a Segunda Guerra Mundial, Blyton conseguiu que os seus livros fossem impressos, apesar da censura existente. Em 1940, foram impressos onze livros com o seu nome, incluindo The Secret of Spiggy Holes, Twenty-Minute Tales, Tales of Betsy May e The Children of Cherry Tree Farm.
Passados alguns meses escreveu Os Cinco na Ilha do Tesouro.
Noddy Goes To Toyland
Enid Blyton, 1949
llustracão: Harmsen van der Beek
Em 1949, Blyton publicou Little Noddy Goes to Toyland, uma história de um pequeno brinquedo que acaba sempre por se envolver em confusões. As vendas excederam as expectativas e outros livros de Noddy com diferentes tamanhos e tipos sucederam-se rapidamente.
Entre 1950 e 1960, Blyton foi atacada pela crítica e várias sanções foram impostas aos seus livros.
Razão? Vocabulário limitado, tendo sido lançados, inclusive, rumores de que Blyton não era autora de todos os seus livros. Foi criticada pelos pedagogos devido aos estereótipos social, racial e sexual.
No início dos anos 60, a falta de concentração de Blyton foi acrescida pela doença. Blyton morreu a 28 de Novembro de 1968 em Hampsted.
Era capaz de acabar uma aventura dos Cinco com 50 000 palavras numa semana.
Publicou mais de 600 livros infantis e juvenis. As suas obras foram traduzidas em cerca de 70 línguas e até 1980 foram vendidos mais de 60 milhões volumes. No final de 1990, mais de 300 títulos de Blyton eram ainda impressos, incluindo edições como Os Cinco.
Casa de Enid Blyton
The Old Thatch in Bourne End, Buckinghamshire
A partir dos anos 60, a obra da autora – produzida entre as duas guerras mundiais e obviamente marcada pela época da sua produção – foi criticada "como simplista, racista, xenófoba e elitista, sobretudo no que diz respeito à caracterização das personagens e das atitudes estereotipadas em termos de etnia, género e de nacionalidade."
Essas críticas levaram a que algumas das suas obras fossem «actualizadas» e adaptadas, nomeadamente The Faraway Tree, na qual desaparece o castigo físico de crianças.
Em 2010, a editora Hodder adaptou os textos de Os Cinco para modernizar termos como «school tunic» («uniform»), ou «mother and father» («mum and dad»), projecto que foi abandonado em 2016, por não ter tido o êxito desejado.
Tales of Old Thatch
Enid Blyton,1948
- Colóquio: "O Universo infanto-juvenil de Enid Blyton"
Tem lugar no dia 3 Outubro e conta com vários oradores e especialistas de literatura infantil e juvenil. Consultar Programa aqui
Infos: 17h00 | Auditório da BNP | Entrada Livre
Infos: 17h00 | Auditório da BNP | Entrada Livre
Ensino:
A Biblioteca Nacional de Portugal bem como a Fundação Gulbenkian são entidades de referência em actividades culturais e lúdicas ligadas ao ensino.
A BNP já se associou a Hans Christian Andersen: 1805-1875 HCA - Jubileu 1805-2005; Ilustradores de Dom Quixote, 2005 no IV Centenário Dom Quixote (BN); Alice no País das Maravilhas (1865-2015): 150 anos, 2015 (BNP) Escolas : Voltemos ao 150º Aniversário de Alice; Mostra Jane Austen em Portugal: (con)textos, 200 anos Jane Austen, 2017.
E agora Enid Blyton (1897-1968): 75 anos de Os Cinco. A Mostra propõe celebrar simultaneamente o 75.º aniversário das primeiras aventuras de Os Cinco e os 120 anos do nascimento de Enid Blyton (1897-1968).
Até ao dia 7 Outubro 2017, os professores se ainda não o fizeram, têm já uma visita de estudo marcada para veicular diferentes abordagens à obra de Enid Blyton. Os alunos farão uma leitura (narrativa), cultural, estética sobre a obra desta escritora que sobreviveu ao tempo.
Enid Blyton é uma das autoras inglesas mais conhecidas e lidas em todo o mundo e os mundos possíveis que criou nas mais de 600 obras que escreveu marcaram o imaginário de sucessivas gerações de leitores.
Afinal quem de entre os vossos alunos não leu Os Famosos Cinco? Quantos não se recordam destes livros, que na sua infância os fizeram viver e imaginar aventuras e mistérios e os transportaram para um imaginário onde eram os heróis?
The Famous Five
TV series (1978-1979)
TV series (1978-1979)
As aventuras de Os Cinco foram adaptadas várias vezes para televisão, nomeadamente através da conhecida série The Famous Five (1978-1979), que foi emitida nos anos 80 pela RTP.
Ainda em 2015, a SIC transmitiu uma nova aventura de Os Cinco que conta a história das últimas férias de verão dos inseparáveis amigos e do cão Tim.
Os Cinco 4
Os Famosos Cinco, 2012
Os jovens adolescentes, se ainda não conheciam as célebres aventuras de Os Cinco, com a série e o filme, ficaram a querer ler os livros.
Currículos:
- Línguas: Língua Portuguesa; Inglês LE;
- Artes: Educação Visual; Design;
- Tecnologias: uso de ferramentas digitais; produção de conteúdos digitais educativos, criados pelos alunos, equadrandos em suporte digital para divulgação nas comunidades escolares.
Níveis de aprendizagem:
Ensino Básico (2º/ 3º ciclos); Ensino Vocacional (Artes & Design).
Enid Blyton
O universo de Enid Blyton nunca deixou de fascinar os jovens leitores. Hoje, a autora britânica continua a vender dois milhões de exemplares por ano, sobretudo em Inglaterra.
As visitas de estudo a Museus e Bibliotecas permitem várias aprendizagens e/ou consistência de competências, sendo um complemento dos currículos escolares com enorme alcance pedagógico. Permite ainda o desenvolvimento pessoal dos adolescentes.
Na riqueza e diversidades de obras de arte literárias ou artísticas (pintura, música) em bibliotecas e museus, as aprendizagens fazem-se naturalmente, a curiosidade sobre a informação, a captação de novos saberes.
É óbvio que todos os alunos, independemente do currículo escolar e do nível etário, lucrarão com esta Mostra, o estudo da literatura infanto-juvenil, a (re)descoberta da autora de língua inglesa mais conhecida, o processamento da informação (edições em português), o desenvolvimento do sentido crítico e a possibilidade de organizar os seus conhecimentos.
Revela-nos Rogério Puga, é, a par de Roald Dahl, «a autora mais requisitada nas bibliotecas públicas inglesas. Sobreviveu a todas estas críticas e continua a ser lida. Passou o teste do tempo»
G-Souto
30.09.2017
Copyright © 2017G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®
Escolas : Visitas de Estudo : Enid Blyton, 75 Anos de Os Cinco ! by G-Souto is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License